40 dicas práticas para melhorar a si mesmo (2 de 4)

Melhorar a si mesmo - rodrigopace.com.br

40 dicas práticas para melhorar a si mesmo (2 de 4)

Continuando na estrada das 40 dicas práticas para melhorar a nossa vida, temos mais algumas interessantes a discutir neste artigo. Se você perdeu o primeiro artigo desta série, clique aqui e leia-o agora.

Mas antes, a pergunta que não quer calar é: você entrou em ação? Algumas dicas não são fáceis de serem colocadas em prática, como por exemplo, a dica 6 (Supere seus medos) ou a dica 8 (acorde mais cedo) hehehe. Porém, uma frase guia minhas ações assim como as de todos nós. E ela diz o seguinte: “A nossa decisão de agir mostra a nossa capacidade de atingirmos os nossos maiores resultados.”.

Então vou perguntar novamente: Você já entrou em ação? Vale a reflexão.

Seguindo em frente, vamos a mais algumas dicas que podem te ajudar a evoluir e melhorar seu ambiente, seu trabalho e sua vida de um modo geral.

Começaremos hoje pela dica 11 e vamos até a 21.

11 – Escreva uma carta para si mesmo no futuro

É impressionante, mas funciona. Já vi muitos Coaches e Palestrantes Motivacionais utilizarem esta técnica e ela realmente é bem legal.

Faça uma previsão neste momento: Como você será em 5 anos? Onde estará? Será o mesmo? Como terá se desenvolvido?

Note que não há uso de pretéritos. Os verbos são imperativos pois você realmente fará e estará diferente no futuro.

Trace seu objetivo para o futuro e caminhe para ele. Viva seu sonho e ele se tornará realidade.

Como eu sei disso? O Coaching mudou a minha vida e hoje eu vivo e entro em ação diariamente para transformar meu sonho em realidade. E ele está surgindo dia a dia bem na minha frente.

12 – Saia da zona de conforto

Recentemente estive em um Congresso para Coaches onde nos foi dito que devemos todos sempre estar em estado de desconforto. Porque? O desconforto faz com que a gente entre em ação. A ação gera movimento e este movimento é direcionado ao nosso aprimoramento.

Então: saia da zona de conforto (#ficaAdica).

Faça-se as seguintes perguntas: Está sentindo que sua carreira (e vida) estão estagnados? Você se coloca em exposição sempre que pode? Você mantém uma rotina diária no trabalho? Nada de novo acontece na sua vida? Você costuma se pegar reclamando do trabalho, do trânsito, das reuniões e do seu chefe com que frequência?

Talvez seja a hora de sair dessa zona de conforto para poder experimentar o poder que a ação nos dá. Topa?

13 – Desafie-se (e conte pra todo mundo)

Tem dificuldade de colocar a dica 12 pra funcionar? Esta dica veio pra te ajudar.

Defina um objetivo que realmente te desafie e divulgue para todos. Conte à sua família. Conte aos amigos do trabalho. Conte ao seu chefe. Uma vez feito isso, você criará em si mesmo um senso de responsabilidade maior pois já se comprometeu com todo mundo (e a partir deste momento, consigo mesmo).

Feito isso ou cumprimos o prometido ou passamos vergonha por não atingir nossos objetivos.

14 – Identifique seus pontos cegos

Oficialmente pontos cegos são áreas onde não temos capacidade de enxergar nada. Traçando um paralelo com a direção de um automóvel o ponto cego é exatamente onde o motoqueiro está quando você quer mudar de faixa (e ele vem pelo corredor a 1000km/h).

Precisamos encontrar os pontos cegos da nossa vida pois pode ser neles que estão escondidas as nossas maiores capacidades de realização.

Uma forma boa de identificar pontos cegos é analisar nosso dia a dia. Reflita e pense no que te irritou, te tirou o conforto ou te afetou de alguma forma diferente do normal. Analise então estas situações em detalhes, inclusive os sentimentos que elas geraram (e ainda geram em você).

Extraia aprendizados destas situações pois elas são seus pontos cegos.

15 – Peça feedback

Uma vez que você colocou a si mesmo em movimento de melhoria, o foco no objetivo passa a ser seu horizonte. Você é como um leopardo analisando a presa: foco total.

Nestas situações, por estarmos muito focados, podemos deixar passar situações que poderiam ser aproveitadas. Então, neste momento, uma opinião externa é bem vinda.

Pergunte como você está indo para as mesmas pessoas com as quais você se comprometeu na dica 13. Pergunte se você está indo rápido demais, se está forçando demais ou se está tudo ok. Este feedback desinteressado é fantástico.

16 – ROADMAP

Como não perder o foco ao longo do caminho? Faça um roadmap ou um to-do list.

Em meus processos de Coaching sou conhecido por orientar meus Coachees a criarem e manterem roadmaps dos seus objetivos que sejam saudáveis e factíveis. O cumprimento das atividades do seu roadmap sem dúvida te levará ao objetivo final.

Ter um roadmap fará com que atingir seu objetivo deixe de contar com a sorte e passe apenas a contar com o seu empenho em cumprir as tarefas ali descritas.

É claro que o Roadmap do processo de Coaching envolve muitos fatores pessoais que não são escopo deste texto. #oCoachingTransforma 😉

17 – Estabeleça seu objetivo

Para definirmos as atividades do Roadmap precisamos saber qual é o nosso objetivo. Qual é o seu?

Para vermos quanto somos capazes de atingir o que desejarmos, este objetivo deve ser audacioso. Grande. Iluminado. Cheio de emoção e realizações.

Imagine-se no final da vida. Que história você quer contar aos seus filhos e netos? Qual será a história da sua vida que você terá orgulho de contar verdadeiramente?

Responda a si mesmo estas perguntas. Seu objetivo mora nas respostas.

18 – Reconheça as falhas

No artigo “Falhe, mas falhe como um gênio” eu falo exatamente disso. Saiba reconhecer suas falhas pois até os gênios da humanidade falharam (e muito).

Pode ser difícil de aceitar, mas todos falhamos. E o momento em que esta ficha cai é libertador.

19 – Entre em ação!

Ninguém além de você mesmo pode mudar a sua vida. Todos sabemos disso mas geralmente essa afirmação entra por um ouvido e sai pelo outro. Normalmente as pessoas colocam as desculpas à frente da realização (e da entrada em ação) para não atingirem a felicidade e o sucesso.

Se arrumar desculpas está OK para você, tudo bem! Estas dicas ainda não são para você. Agora, se você assume a responsabilidade por suas escolhas e quer realmente mudar sua vida para melhor, o momento de entrar em ação é agora! Amanhã é nunca. Faça agora ou não faça mais.

20 – Aprenda com pessoas que você admira

Pense nas pessoas que você mais admira. Pode ser seu pai, sua mãe, um parente ou uma pessoa famosa. Estas pessoas refletem qualidades importantes para você. Então, aprenda com elas.

Quais qualidades você mais admira nestas pessoas? Traga-as para o seu mundo. Adquira estas qualidades e se transforme para melhor!

21 – Elimine maus hábitos

Existe algum hábito ruim que você gostaria de eliminar? Reflita sobre seu dia a dia e identifique hábitos que não trazem valor e irão atrapalhar a sua caminhada.

Não vai ser fácil pois a rotina nos coloca no automático. Porém com força de vontade podemos tudo.

É o meio do caminho

Estamos na metade da caminhada para termos os 40 meios práticos de melhorar as nossas vidas.

Está achando difícil? OK… é difícil mesmo. Mas nenhuma batalha que foi ganha sem esforço é lembrada na história.

Que tipo de batalha você pretende lutar? A escolha é sua, assim como a responsabilidade pelos resultados. Qual resultado você quer mesmo?

Quer melhorar seu perfil no LinkedIn e aumentar suas chances na carreira? Cadastre-se no Desafio LinkedIn e faça o treinamento gratuitamente. Acesse www.desafiolinkedin.com.br agora mesmo.

Até a próxima!

Rodrigo Pace, Coach

www.rodrigopace.com.br | www.desafiolinkedin.com.br