Falhe… mas falhe como um gênio!

Falhe como um genio - Rodrigo Pace

Falhe… mas falhe como um gênio!

Este ano me ensinou diversas coisas sobre o ato de falhar como um gênio. A minha caminhada e a sua são parecidas. Somos parecidos. Trabalhamos muito, ficamos cansados, pensativos, tristes e alegres. E creio que você também tem uma visão nova a respeito dos nossos erros.

Este ano me ensinou diversas coisas sobre o ato de falhar. Estas reflexões me fizeram mudar a forma pela qual eu encaro o stress do dia a dia, os desafios de construir coisas novas e boas e mudaram profundamente a forma como eu vejo as pessoas ao meu redor.

Este ano me ensinou (mesmo) diversas coisas. Escrevi este artigo para as pessoas que querem sair do automático. Querem deixar a luz entrar e passar a avaliar o que temos para escolher e para decidir.

Sei que você é uma dessas pessoas. Então, leia este artigo até o final e deixe seu comentário. Nossa conversa pode gerar ainda mais insights pra todo mundo.

Aproveite e inscreva-se na Turma 2 do Desafio LinkedIn. Turbine seu Networking no LinkedIn e construa seu perfil ALL STAR neste treinamento GRÁTIS! Clique AQUI e saiba mais.

O Gênio que Existe em Cada um de Nós

Comecei o ano com uma nova perspectiva na vida: ser Coach de Carreira. E ao mesmo tempo, tive que lidar diariamente com minha carreira em TI (algo que vem sendo construído há vários anos). A possibilidade de contribuir ativamente com o desenvolvimento de pessoas é fascinante.

Porém, quando você quer atingir as estrelas, tenha certeza de que a rejeição e a dúvida estarão no seu caminho antes mesmo que você chegue à Lua. Nosso caminho é tortuoso e cheio de buracos. É aqui que entra o otimismo e errar como um gênio começa aqui.

É fato que os otimistas têm muito (mas muito mesmo) mais sucesso do que os pessimistas. As pessoas que olham o copo meio cheio conseguem atingir muito antes o sucesso do que os que olham o copo meio vazio.

É fato também que erramos nessa caminhada. Erramos muito. E a forma como lidamos com estes erros é que nos faz melhores a cada dia. Então, porque eu (e você) sempre ficamos nos cobrando tanto sobre cada erro cometido? A hora é de entender, aprender e seguir em frente. Errar como um gênio é compreender o erro, internalizar o aprendizado e seguir em frente de cabeça erguida.

Tire sacadas geniais de onde parece só ter merda

Falhar como um gênio não é fácil. Apesar disso, é possível sim falhar, aceitar o erro, aprender com ele e seguir em frente.

Diversas vezes vi pessoas presas em erros do passado que, de fato, faziam com que elas ficassem ancoradas no tempo. Errar desta forma é cometer 2 faltas: uma, natural, é o erro em si. A outra é continuar pensando nele.

Os gênios falham. Falham mais vezes do que tem sucesso. A diferença é que o erro se torna uma oportunidade de renovação e criação. O erro é visto como aprendizado e este ponto de vista faz com que a gente não falhe mais desta mesma maneira.

Thomas Edison disse que “Eu não falhei 10.000 vezes. Eu apenas encontrei 10.000 maneiras de não fazer algo”. Gênio que falha como gênio. Já Winston Churchil afirmou que “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”.

Erre como gênio

Repense seus erros. Repense suas crenças. Repense a si mesmo. As vezes estamos tão focados no erro do passado ou presos em algumas situações que não temos a capacidade de parar e olhar pra frente.

O ano está acabando e o tempo é de renovação. Renove-se agora pra começar o ano voando.

Até mais!

Rodrigo

PS: Recentemente abri as inscrições para a segunda turma do Desafio LinkedIn. Essa é a chance de não errar mais no que diz respeito a turbinar seu networking e a usar a rede com maestria. Cadastre-se AGORA. Clique AQUI e faça seu cadastro. O Treinamento é GRÁTIS! Acesse a página e veja os relatos de quem fez o treinamento e já está colhendo os seus frutos.