Carreira em Y: saiba finalmente como identificar o seu lado nesse caminho

Carreira em Y saiba finalmente como identificar o seu lado

Carreira em Y: saiba finalmente como identificar o seu lado

Todos os profissionais que trabalham com TI ou já se fizeram essa pergunta ou ainda vão fazer: “Pra que lado da carreira em y eu vou?”. Já aconteceu com você também? Falamos também sobre este tema no artigo “Sua carreira congelou? Saiba onde está o problema e reative-a em 13 passos.”. Leia-o aqui.

A dúvida é geral. Continuamos nossas carreiras desenvolvendo o skill técnico ou partimos para um lado gerencial muitas vezes por não saber se iremos nos adaptar. Carreiras promissoras tecnicamente falando podem virar pó se o profissional parte para a gestão de pessoas. Técnicos medianos podem ser ótimos gestores.

E agora? Continue lendo este artigo e confira para qual lado da carreira em y você deve seguir.

Carreira em y: Para onde seguir?

O desafio do desenvolvimento da carreira em TI passa obrigatoriamente por esta questão: “Para onde seguir?”. Normalmente pessoas muito técnicas gostam realmente do que fazem. Porém, chega um momento em que a vida sofrida das madrugadas cansa e deixa de fazer sentido.

“Eu já tenho experiência suficiente pra não ter que passar por isso”. Foi o que eu mesmo me disse quando cansei de quebrar as pedras das madrugadas trabalhadas.

Apesar disso, nunca achei que teria perfil para gestão, muito menos para lidar com pessoas. Estava enganado.

Se você tem este tipo de dúvida, saiba que existe saída. E que ela é boa e te levará ao sucesso profissional e pessoal.

Você e suas carreiras promissoras

É fato que existem pessoas que já tem a resposta pronta. Elas decidem ou ir para o lado técnico da carreira em y ou para o lado de gestão. É algo interno e que parece não existir em nós mesmos.

Pessoas altamente desenvolvidas tecnicamente podem sim encontrar desenvolvimento profissional e sucesso na carreira em outras áreas (apesar de gostarem muito do que fazem).

Então, qual a chave? Como essa mágica é feita? A resposta não é simples e passa por autoconhecimento. Normalmente, como técnicos, passamos a vida focando no desenvolvimento das habilidades (técnicas) para entregarmos sempre o melhor para os outros. O foco é sempre externo, afinal, a entrega é para outras pessoas.

Porém, devemos também olhar para dentro de nós mesmos. Conhecer nossos valores (ou seja, o que valorizamos de verdade), é algo que ilumina nossa vida de uma forma grandiosa. Mudar de carreira passa a ser uma saída e não mais um medo. Já falamos de valores na série de artigos “O mapa da mina do seu sucesso”. Leia aqui.

Eu passei por isso e descobri que além da vida técnica havia uma vida inteira de Coach para ser vivida. Eu sempre valorizei a contribuição como algo importante para minha carreira. Como técnico encontrava isso em entregas de ótima qualidade, afinal, eu estava contribuindo com o desenvolvimento dos negócios das pessoas.

Porém, ao ter a certeza de que a contribuição era um valor primordial na minha vida, notei que como Coach eu poderia ajudar mais diretamente as pessoas a atingirem seus sucessos profissionais e pessoais. É a contribuição levada ao extremo. Então, identifiquei que eu, técnico, gostava de lidar com pessoas.

Conhecer seus valores pessoais é fundamental para qualquer pessoa.

Mudar de carreira como opção

A partir deste momento, decidir pelo lado da carreira em y foi simples e natural. Tão fácil quanto eu via em outras pessoas. A diferença entre elas e eu era que eu não tinha autoconhecimento. Só isso.

Então, mudar de carreira virou opção e não uma obrigação. A estrada ficou clara e ficou fácil decidir.

A grande sacada de Coach que dou é: conheça a si mesmo. Conheça muito a si mesmo. Isso te trará muita calma para decidir de qual lado da carreira em y você quer seguir.

Se você gostou deste texto e se interessa por autoconhecimento, cadastre-se no nosso site e receba dicas e insights que te ajudarão nesta autodescoberta.

Desafio LinkedIn

Além disso, para melhorar ainda mais as chances de crescimento na carreira, seja pra qual lado do Y você queira ir, nada melhor do que ter um perfil completo no LinkedIn. Concorda? Então, para ter uma comunidade sempre em crescimento, criei o Desafio LinkedIn. Durante 15 dias eu enviarei 15 dicas em vídeo (uma por dia) para que topar este desafio e se cadastrar aqui. Após as 15 dicas você terá um perfil completo e de qualidade profissional no LinkedIn. E tudo isso completamente GRÁTIS! Curtiu o desafio? Corra e cadastre-se agora aqui. As vagas são limitadas e já estão acabando. Ah.. o Desafio começa em 01/11/2015.

Até a próxima! Te vejo por aqui… e no nosso desafio. 🙂

Rodrigo – www.rodrigopace.com.br