4 dicas para desenvolver a carreira e subir (muito) alto

4 dicas para desenvolver a carreira e subir muito alto

4 dicas para desenvolver a carreira e subir (muito) alto

Como já falamos em um artigo passado, as vezes achamos que nossas carreiras entraram num beco sem saída (leia mais aqui). São nestas horas que identificamos as pessoas que trabalham apenas para pagar as contas e as que realmente se importam com suas carreiras.

Desenvolver nossas carreiras não é (e não deve ser) um bicho de sete cabeças. Apesar das coisas as vezes não ocorrerem tão naturalmente quanto gostaríamos, podemos sim trilhar um caminho muito bonito quando falamos de nossas vidas profissionais.

Este artigo é voltado para quem quer realmente atingir seus objetivos profissionais e as dicas que serão dadas abaixo podem te ajudar a caminhar com mais segurança e ter menos contratempos ao longo da jornada. Confira!

O que é plano de carreira

Todos já ouvimos falar sobre plano de carreira e seus benefícios. Só que a diferença entre ouvir falar e realmente coloca-lo em prática é bastante grande e demanda muito esforço (por isso tanta gente nunca nem tentou).

Falaremos disso nas dicas, mas já adiantando a informação: apenas 3% das pessoas, em média, atingem seus objetivos, sejam eles quais forem. Uma certificação profissional, um curso que querem fazer, planos para o futuro. Só 3%. Você está dentro de qual grupo? Dos 97% ou dos 3%? Seja sincero consigo mesmo.

O plano de carreira em si não deve ser algo complexo. Simplificando, defina seus objetivos e principalmente coloque data neles. Isso já fará com que você assuma um compromisso próprio. A definição de uma data limite para atingir o objetivo atua psicologicamente ao nosso favor neste momento.

Então vamos lá. Como dica extra, defina seu plano de carreira: Onde você quer chegar? Coloque uma data e deixe visível. Consulte sempre, se moderação.

Planejamento de carreira: O que posso conseguir com isso?

Todos já ouvimos ou lemos a frase “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”.  Desenvolver sua carreira é sim saber onde se quer chegar. Poucos sabem e estes, quando se mantém no caminho (geralmente sim), atingem um sucesso difícil de ser encontrado por aí.

Este sucesso não é o que faz você aparecer na capa da revista ou ser imitado ou adorado por outras pessoas. O sucesso verdadeiro é algo mais íntimo e pessoal. É um estado de felicidade que não se traduz no que a mídia relaciona como importante: status, dinheiro, etc. Claro que isso é bom, mas tudo tem sua medida. O sucesso de uma carreira bem planejada traz felicidade, paz e tranquilidade.

Ao desenvolver o planejamento de carreira, você deve mirar este objetivo: a sua felicidade. Se a sua felicidade passa obrigatoriamente por dinheiro, carros e capas de revista, OK! Se não passa, não se sinta menor do que ninguém, afinal, muita gente que tem tudo isso é mais infeliz do que pensamos.

Coaching de carreira

Não sabe por onde começar? Tudo bem, não se preocupe. Se você realmente se preocupa com sua carreira e seu futuro, pode ser que esteja na hora de você procurar um bom Coach de Carreira no mercado. Existem vários por aí.

O Coaching de carreira pode ser a ferramenta que você precisa para refletir sobre si mesmo, aonde você quer chegar e, importante, como fazer isso com calma e planejamento.

Apesar disso, tome cuidado com promessas e milagres. Assim como qualquer outra profissão, existem coachs e Coachs. Procure se informar antes sobre quem você irá contratar.

Após este passo, prepare-se para ter foco, disciplina e estar preparado para trabalhar. Um processo de Coaching demanda muito da gente e por isso mesmo ele deve ser levado muito a sério. Se você não está afim de entrar em ação, pode ser que o Coaching não sirva pra você neste momento.

Costumo dizer que o Coaching é dividido em foco, planejamento, ação, melhoria contínua para, enfim, atingirmos os resultados esperados. Sem um destes itens nada anda.

Da pra desenvolver a carreira sozinho?

Claro! Tudo depende de você! Para isso, você também vai precisar de foco e determinação para chegar lá. Podemos atingir quaisquer objetivos.

As dicas abaixo podem ajudar. Confira:

1 – Identifique seu grupo de colaboração

Você é a média das 5 pessoas com quem mais anda. Pergunte-se: “Com quem tenho andado?”. A resposta já vai te dar uma boa orientação.

Procure andar com pessoas melhores do que você. Assim você sempre terá algo a aprender e melhorar em sua carreira. Caso você seja o melhor da sua turma, talvez esteja na hora de começar a se relacionar com pessoas diferentes e manter as amizades antigas fora do foco do trabalho.

2 – Pergunte ao seu chefe: “O que você quer que eu aprenda com esta tarefa?”

Chefes gostam de colaboradores engajados. Além disso, aprender e desenvolver seus conhecimentos nunca é demais. Aprenda sempre, processe o aprendizado e utilize-o em locais onde ele seja novidade. Isso vai fazer com que você se diferencie.

3 – Atinja seus objetivos

Só 3% das pessoas atingem seus objetivos. De qual grupo você faz parte?

4 – Divulgue suas metas, anuncie suas conquistas

Não consegue disciplina para seguir com seu planejamento? Crie um compromisso. Diga aos seus amigos e chefes o que você quer atingir e quando vai atingir (note que você dirá que vai atingir seu objetivo). Isso criará um senso de responsabilidade maior em você mesmo pois, psicologicamente, você acabou de criar um compromisso consigo mesmo e com os outros.

Espero que estas dicas o ajudem a começar. O desenvolvimento de metas pode ser algo fácil para uns e difícil para outros. Porém, todos podemos alcançar nossos objetivos.

Manter-se atualizado é sempre essencial para que o desenvolvimento de nossa carreira seja sempre constante. Para não parar nunca, cadastre-se no nosso blog e receba semanalmente boas dicas e insights que poderão te ajudar muito. Coloque seu melhor e-mail abaixo.

Mais reconhecimento, sucesso e confiança

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog com dicas de Networking e Coaching para a sua carreira!>

Pense nisso!

Rodrigo – www.rodrigopace.com.br