5 dicas para alavancar sua carreira em 2015

Chega ao final o ano de 2014 e aquela pergunta sempre vem à nossa mente: Já fez seu balanço anual? Se não fez, aproveite e faça agora. Responda às perguntas abaixo:

  1. Quanto você está satisfeito com suas conquistas profissionais em 2014?
  2. Quais dos seus planos foram concretizados com sucesso?
  3. Quais dos seus planos não foram concretizados? Porque?
  4. Você tinha algum plano para sua carreira?
As perguntas são simples, mas suas respostas as vezes não. Normalmente ao final de cada ano o que queremos mesmo é descanso. Um descanso merecido após tantas batalhas boas e ruins. Queremos distrair nossas cabeças com coisas agradáveis, poder acordar um pouco mais tarde sem preocupações e curtir as festividades de final de ano sem pensar no futuro e queimar a cabeça com os problemas do trabalho. Certo?

Estamos certos. Todos merecemos uma folga.

Apesar disso, podemos transformar nossas carreiras em algo melhor, mais prazeroso e menos sofrido. Conheço pessoas que possuem chefes ruins. Outros trabalham muito longe de casa. Alguns gostariam de melhorar seus salários ou mesmo o ambiente de trabalho. É comum existir aquela pessoa no trabalho que pega no seu pé. Tudo isso incomoda muita gente, e com razão. Pensar nisso então é tão chato quanto vivenciar as situações acima diariamente.

Neste sentido, deixar que a nossa vida pessoal seja afetada e que nossa vida profissional gire em torno de algo que nos incomoda chega a ser uma auto-sabotagem muito grande. Porque congelamos nossas ações desta forma? Alguns podem dizer que é “porque precisamos do salário no final do mês”. Concordo, mas podemos começar a enxergar as coisas por outro prisma. Quanto mais satisfeitos estivermos, melhor será nosso dia a dia. Dinheiro e felicidade ocorrerão naturalmente como consequência de tudo isso.

Portanto, que 2015 seja o ano da virada. Vamos aproveitar o sentimento de renovação e as boas energias fluindo para orientar nossa carreira para que ela seja o suporte da nossa felicidade. Veja algumas dicas:

  1. Seja realista: Você levou muito tempo para construir sua carreira. Realizar uma quebra e começar algo do zero pode ser perigoso. Estude muito antes de decidir algo mais radical. Se a sua decisão for de mudar de carreira, prepare-se bem. Reserve dinheiro para a transição e renove suas energias (você vai precisar).
  2. Identifique seus valores: Aqui mora o segredo. Identificar seus valores pessoais é parte fundamental da construção de uma carreira saudável e feliz. Busque meios de encontrar seus valores. Procure ajuda se for o caso. Coaches profissionais são mestres em simplificar esta busca, desde que você esteja motivado neste sentido. Não há milagres (se te venderam isso, corra).
  3. Identifique suas potencialidades: Chega de “melhorar seus pontos fracos”. Você deve ser realmente bom no que faz, e não ser mediano no que faz nem tão bem feito assim. Potencialize suas fortalezas e torne-se especialista no que mais gosta de fazer. Desta forma você se tornará referência e, claro, será cada vez mais requisitado.
  4. Faça um plano: Claro que nada ocorre da noite para o dia. O desenvolvimento de um plano de ação é fundamental neste momento. E mais: manter o compromisso e disciplina com as atividades do plano é essencial. É neste momento onde o auto-boicote ocorre com maior frequência. Pessoas sem auto comprometimento são, por padrão, infelizes no trabalho. Não seja conformista nesta hora.
  5. Comemore: Coloque motivadores em seu plano de ação. Dê a si mesmo algum prêmio para cada conclusão de atividade chave do seu plano. Isso vai te motivar a sempre seguir em frente. É comum perdermos o foco e a vontade de manter a energia sobre nossos planos de ação quando eles consomem nossas forças e não vemos progresso tão cedo. As comemorações renovam essas energias e nos mantém sempre atentos.
Agindo desta forma você transformará 2015 em um ano de realizações concretas. Chega de promessas vazias de início de ano.

Que tal começar a mudar a sua vida de fato? Você merece. E o melhor: tudo depende apenas de você.

Minha mensagem final, neste ano, é: Obrigado a você por acompanhar este blog. Você é parte fundamental da corrente de transformação das carreiras das pessoas interessadas na boa mudança. Apesar de parecer distante, a participação de cada um movimenta uma cadeia que, no final, acaba beneficiando a todos. Todos somos capazes de mudar nossas carreiras e destinos para muito melhor. Façamos isso, portanto!

Feliz ano novo e que todos tenhamos muito sucesso em 2015!

Curta: fb.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH | Visite: rodrigopace.com.br