Vai trocar de emprego? 10 questões a se fazer antes de tomar a decisão

Todos falamos a respeito de trocar de emprego, conseguir novas conquistas, mudar de ambiente. Mas, no anseio de sair de um ambiente de trabalho muitas vezes já calejado pelo tempo, nós acabamos aceitando propostas sem realizar a devida análise. Enquanto existem diversas boas razões para sair de um emprego, também podem existir um grande número de razões a considerar para se manter a atual posição.
Antes, portanto, de trocar de barco, leiam as questões abaixo para ter certeza do passo que você está dando na sua vida:

1 – Você tem um plano?

Você planejou o que deseja do novo emprego? Quais as metas pessoais e profissionais podem ser batidas ou alcançadas com a nova chance no mercado de trabalho?
Sair do emprego atual somente por sair pode levar você a um estado de frustração e desmotivação ainda maior do que você se encontra hoje. O planejamento das suas ações e o que buscar no novo emprego é fundamental para que sua vida seja completa por um trabalho mais satisfatório.
Você está saindo pelo salário? Ótimo. Porém, tente, na medida do possível, avaliar o impacto da mudança na sua qualidade de vida. Caso ela piore no novo emprego você, em pouco tempo, perceberá que o dinheiro pelo dinheiro não vale a pena.

2 – Você tem reserva financeira?

Trocar de emprego pode ser um risco. Até você se adaptar ao novo ambiente, você corre o risco ou de ser demitido (por corte, mudança nas áreas, etc) ou por insatisfação pessoal mesmo. Assim, é sempre bom ter uma reserva financeira para segurar as pontas até que você se recoloque novamente. Pense nisso.

3 – Você gosta de aprender?

Ao mudar de cargo/função/empresa, tenha em mente que você não poderá abrir mão de se manter atualizado e estudando. A nova empresa possui processos e procedimentos desconhecidos para você. O novo cargo possivelmente te trará problemas que você nunca enfrentou, mesmo que você vá para um cargo equivalente ao seu atual. Portanto, sempre se faça a pergunta: Estou pronto para focar nos estudos? Isso é muito importante para a sua adaptação.

4 – As coisas podem ficar melhores?

Caso você realmente odeie seu trabalho atual, a troca é natural e saudável. Porém, se existem pontos (mesmo que seja um) do seu trabalho atual que você gostaria que mudasse, pode ser que não seja a hora de partir para outra oportunidade. No momento da decisão, considere as coisas que você não gosta no seu trabalho atual e caso elas sejam solucionáveis e esta solução passa por você mesmo, então reconsidere sua posição.

5 – Você está se demitindo somente por um salário melhor?

Um emprego é muito mais do que apenas um salário mais gordinho. A dica aqui é criar uma planilha simples e começar a listar (e somar) todos os seus benefícios atuais que são mensuráveis. Em outra planilha, liste os benefícios não mensuráveis como, por exemplo, clima do ambiente de trabalho (bom ou ruim), balanço entre vida e trabalho (bom ou ruim), flexibilidade de horários (alta ou baixa), relacionamento com equipe (boa ou ruim), e assim por diante.
Desta forma você poderá medir se no geral a nova proposta compensa financeiramente (salario + benefícios) e pessoalmente (itens não mensuráveis por números). Fique atento pois isso é muito importante.

6 – Você está se demitindo porque alguém disse que você deveria?

Ao se decidir pela mudança de emprego, a única opinião pessoal que realmente vale é uma só: A SUA. Se a opinião de outras pessoas é o que você utiliza para embasar sua decisão, então repense seus conceitos. Somente você poderá realmente saber o que é bom para você mesmo.

7 – Você está sendo racional?

É comum, em um momento de stress, o nosso lado emocional falar mais alto. Porém, decisões baseadas nas emoções normalmente são furadas. Se a sua decisão de trocar de emprego foi baseada em alguma situação de stress ou emoção, se dê um tempo para respirar. Aguarde no mínimo duas semanas e reveja sua decisão. Com a cabeça fria é certo que você terá um outro ponto de vista. Caso ele se mantenha, siga em frente na sua decisão.

8 – Você está enxergando as coisas como elas são realmente?

Caso sua decisão pela troca de emprego seja motivada por uma proposta muito boa, analise novamente esta proposta com mais cuidado. Da mesma forma que é totalmente possível que a proposta seja realmente muito boa, ela também pode não ser tão boa assim. Para ter certeza, antes de aceitar a proposta, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
  • A nova posição preenche minhas necessidades pessoais e de trabalho melhor do que o meu emprego atual?
  • Esta oportunidade é realmente melhor do que o meu emprego atual? Porque? (Recomendo voltar à questão 5)
  • Sob quais circunstâncias a nova posição não preencherá minhas necessidades pessoais e profissionais?

9 – Você pode realizar mudanças na sua carreira no seu emprego atual?

Em alguns casos é realmente necessário sair do seu trabalho atual para buscar novas chances na sua carreira. Porém, algumas vezes existem chances no seu próprio ambiente de trabalho e você não está nem sequer percebendo isso.
Faça uma reflexão e tente olhar seu atual emprego sem se deixar levar pelas emoções. Seja frio. Procure chances locais de ascenção (no seu departamento ou em outros da sua empresa). Se elas existirem, considere a chance de aproveitá-las e como fazer isso. Se a conta pender para o lado da nova proposta de emprego, sua decisão estará mais embasada.

10 – Seu currículo se manterá saudável?

Uma forma de tomar a decisão de forma consciente é ver até onde seu currículo será afetado pela troca de emprego. Você pode até não gostar do seu trabalho atual, porém pode estar nele a, por exemplo, seis meses.
Com certeza um período muito baixo entre experiências apontado no seu currículo vai gerar dúvida nos empregadores sobre quão bom você é para ter que trocar de emprego tão rápido. Lembre-se que o empregador não vai ter a explicação para isso, ele apenas vai ler a informação no seu currículo quando for analisá-lo. Então, muita atenção.
As chances de mudar de emprego estão aí. O mercado é aquecido para quem é bom no que faz. Então, se você é bom e as empresas estão à sua caça, pense antes de agir. Afinal, estragar uma carreira por conta de decisões tomadas no calor da emoção não é muito lógico. Faça a coisa certa, da maneira certa.
Até a próxima!