6 maneiras de melhorar a relação entre trabalho e qualidade de vida

Para muitos de nós, principalmente do mercado de TI (que geralmente aparece encabeçando as principais listas de profissões mais estressantes do mercado), manter uma relação saudável entre a vida corporativa e a vida particular é essencial para nossa sobrevivência.

Fazer malabarismos diariamente para que você se saia bem em ambos os ambientes (vida profissional e pessoal) não é fácil, especialmente se você não sabe dizer ‘não’ no trabalho (para saber mais, leia nosso artigo “Aprenda a dizer ‘não’ no trabalho”).

Se você se interessou pelo tema e gostaria de conhecer essas 7 maneiras de melhorar o balanço entre a vida profissional e pessoal, pegue papel e caneta. Vamos partir para a prática:

1 – Organização

Uma frase: não há como melhorar sua vida profissional e pessoal sem ser organizado.
A organização é fundamental para manter seu dia a dia sob controle. Aprenda a utilizar a tecnologia ao seu favor. Veja abaixo algumas ferramentas que podem ser muito úteis para te ajudar nessa jornada de organização:
  • Organização de tarefas: Todo-lists, EverNote, Outlook, Project, etc
  • Organização de senhas: KeePass Password Safe
  • Organização de arquivos: Google Drive, Skydrive, DropBox
  • Organização de contatos: Google
  • Organização de gastos: Spending Tracker
  • Organização de datas/eventos: Google Agenda, Outlook
Aprenda a usar a ferramenta que você precisa e faça dela sua amiga.

2 – Flexibilidade

Busque horários de trabalho flexíveis. Pesquisas apontam que empregadores tem dado maior flexibilidade aos seus empregados durante o trabalho. Isso ajuda a manter as pessoas felizes.
Isso geralmente é negociável nas empresas pois, apesar de parecer uma quebra, as empresas estão mais conscientes do seu papel na vida das pessoas.

3 – Exercícios

Todos sabemos que exercícios são excelentes tanto para a mente quanto para o corpo. Portanto, encontrar um tempo para se exercitar faz parte do seu trabalho também.
Você realmente não consegue se desligar do trabalho? Seus problemas acabaram: http://thefitdesk.com/
Também é possível fazer uma caminhada, por exemplo, do estacionamento até o escritório. Procure deixar seu carro a uma distância boa do escritório (desde que você não chegue suado ao trabalho). Isso já vai te ajudar a mudar seu ritmo cardíaco e, por consequencia, melhorar seu condicionamento físico.

4 – Férias dos e-mails

Desligue sua mente das preocupações que os e-mails trazem. Uma pesquisa da Universidade da California  informa que se afastar dos e-mails reduz o stress e aumenta a concentração.
Portanto, a chave para relaxar é deixar os problemas do escritório dentro do escritório.

5 – Dependência da tecnologia

Você não precisa se desligar da tecnologia assim como dos e-mails (no item acima). Pelo contrário. Utilize-a com sabedoria.
A tecnologia bem empregada por fazer com que você fique mais próximo dos seus familiares e amigos. Isso te trará mais satisfação pessoal e menos preocupação com o trabalho. Afinal, nada melhor do que manter contato com as pessoas que gostamos.

6 – Dar um tempo

Caso você esteja muito estressado e não consiga conciliar sua vida pessoal com a profissional (comum em ambientes operacionais e de missão crítica em TI), talvez possa ser a hora de pensar em um job rotation interno ou mesmo uma busca por novas posições no mercado.
Isso fará com que você deixe os problemas para trás e relaxe um pouco. Funciona, mas se você não se conscientizar de que você tem que mudar de vida, essa troca de cargo/emprego pode surtir um efeito apenas temporário na sua vida.
Seja inteligente. O trabalho é feito para que possamos ter conquistas pessoais. Ele não pode comandar sua vida ao custo da sua saúde, família e amigos.
Curta: facebook.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH