8 dicas para montar seu currículo e trabalhar em TI

É comum hoje em dia encontrarmos profissionais experientes em suas áreas de conhecimento, já com anos de trabalho dedicado na mesma empresa. Bons profissionais, confiáveis, honestos e de ótimo rendimento. Porém, como o mercado é dinâmico e a situação econômica pode trazer mudanças, pessoas assim, de repende, se veem sem emprego e na necessidade de refazer seu currículo de forma atual, organizada e eficiente.
A primeira questão que surge em suas cabeças é: Por onde começar?
Temos algumas dicas. São dicas simples extraídas de diversas fontes da Internet. Sites muito respeitados como Catho, administradores.com.br, vagas.com, about.com, etc. Além disso, você poderá fazer download de modelos de currículos para desenvolver o seu da melhor forma possível.

Cargo: Estagiário de TI

Cargo: Desenvolvedores de Software

Cargo: Analista de Infraestrutura de TI

Cargo: Gerente de Vendas de TI

Nota: As informações contidas nestes currículos são fictícias e servem somente como exemplo.
Agora, as dicas para preencher os currículos da melhor forma possível:

1 – Na primeira página, cite suas principais conquistas e melhores habilidades

Ao descrever, logo no início, seus principais pontos fortes e conquistas alcançadas, o recrutador já terá contato com as informações que ele procura no candidato. Isso o ajudará na seleção do seu currículo para uma segunda análise mais detalhada.
Ainda no início, mais precisamente nas primeiras linhas, inclua suas informações pessoais e de contato. Seja sucinto. Coloque as seguintes informações:
  • Nome
  • Estado civil
  • Endereço
  • Telefones para contato: celular e fixo
  • E-mail: Pelo amor de Deus, NÃO coloque algo como gatao_malhado@hotmail.com, por exemplo.
Informações Dispensáveis: RG, CPF, Número de filhos, Número da Carteira de Trabalho, etc.

2 – Seja claro quanto ao objetivo do seu Currículo

Você deve demonstrar que sabe o que quer. O seu objetivo, claro, deve ter relação com a sua experiência. Portanto, adapte seu currículo para o cargo desejado.
Atenção: Nesta descrição seja preciso e descreva o cargo desejado sem rodeios: “Gerente de Operação de TI”, ou “Desenvolvedor JAVA”. Coloque-se na posição do recrutador. Imagine que uma vaga para desenvolvedor Java exista e ele está avaliando algumas centenas de currículos. Será que ele vai dar atenção aos currículos com objetivo descrito como “Desenvolvedor JAVA” ou como “Desenvolvedor de Sistemas Java, .Net, C#, Delphi ou C”. Ninguém conhece tanto a ponto de ser especialista em tudo.

3 – A verdade em primeiro lugar: NUNCA MINTA

Mentir é complicado. Mais dia, menos dia, você acaba sendo pego. E tudo o que você construiu vai por água abaixo. Se você não fala inglês, não diga que fala.
O máximo permitido é adaptar o contexto do seu trabalho ao que você deseja e, sendo claro, traçar paralelos. Se as necessidades forem preenchidas, não há porque você não continuar no processo seletivo.

4 – Currículo não é livro: 2 páginas no máximo

Se coloque novamente no lugar do recrutador com centenas de currículos para analisar. Você leria um currículo com mais de 2 páginas?
Além disso, faça frases curtas que facilitem o entendimento da mensagem que você quer passar. Nunca utilize abreviações, gírias ou termos internos e conhecidos apenas pelas empresas onde você trabalhou. Nota: Abreviações como, por exemplo, TCP/IP, DNS, HTTP são comuns no mercado de TI e podem ser usadas. Desta forma abreviações podem ser utilizadas.

5 – Ortografia e gramática

Certa vez um professor meu disse que “profissioal de TI que não sabe escrever corretamente nunca terá sucesso na carreira.”. Ele estava e continua coberto de razão. Não há nada pior do que um texto mal escrito e pontuado incorretamente. Isso faz você perder pontos durante o processo como um todo. Fique atento.

6 – Seus resultados devem refletir seus interesses

Não mostre resultados que não agregam valor para a vaga desejada. Se você vai ser um analista de implantação, de que servirá, por exemplo, uma “redução de custos da área”? Frases feitas não impressionam ninguém.

7 – A forma além do conteúdo

A apresentação do seu currículo deve ser clara e limpa. Nada de fontes grandes com cores gritantes. Veja os modelos no download deste artigo para ter uma referência.

8 – Demais informações

Seu currículo deve falar de você, mas sem se aprofundar nos detalhes pessoais. Lembre-se que ele fala do seu perfil profissional e não dos seus hobbies, amigos, etc. Deixe para passar essas informações durante a entrevista. Eventuais referências também devem ser passadas durante a entrevista e não no curriculo.

 

Lembre-se que seu currículo não é o seu perfil do LinkedIn. Na verdade, seu perfil na rede social deve apoiar a construção do seu currículo, para que ele fique mais rico e bem feito.

 

Após a criação/atualização do seu currículo, é hora de enviá-lo para as vagas desejadas. Neste momento você deve começar a sua preparação para as entrevistas. Recomendamos a leitura do artigo “Entrevista de emprego? Siga estes passos, treine e tenha sucesso.” aqui neste blog mesmo. Nele você poderá entender como o treinamento para as entrevistas pode te ajudar a se diferenciar dos demais candidatos na batalha pela vaga desejada.

 

É isso aí.
Curta: facebook.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH