3 Passos para Simples para Construir sua Carreira

É muito comum, hoje, encontrarmos nos ambientes de trabalho de qualquer empresa de TI (ou não) um sentimento de insatisfação crônica. Não só com a pressão gerada pelo dia a dia sufocante de gerentes, diretores e afins. Mas também por conta do ambiente em que vivemos, contando com trânsito, transporte público, falta de perspectivas, etc.

Alguns fatores, em algumas empresas, aumentam a satisfação e o engajamento dos profissionais. Estes fatores vão desde a possibilidade de realizar homeoffice (“Gallup’s 2013 State of the American Workplace study”, Report Gallup de 2013), até um conjunto melhor de benefícios como disponibilidade de uso de carros, academia, viagens, etc.

Porém, apesar disso, o desenvolvimento correto da carreira, baseado nas suas maiores e melhores habilidades é o fator fundamental que diferencia pessoas engajadas, satisfeitas e felizes no trabalho. Baseado em pesquisa com mais de 12.000 profissionais, Nathaniel Koloc, presidente da ReWork e colunista da Harvard Business Review publicou 3 itens que, se seguidos, farão com que você trabalhe melhor, mais feliz e que consiga, no final das contas, visualizar um senso de propósito no seu trabalho. São eles:

1. Veja a sua carreira como uma série de degraus, e não uma trajetória linear.

Simples? De fato. Mas porque não buscamos subir os degraus e, na maioria dos casos, as pessoas aguardam sentadas em suas mesas que as oportunidades caiam em seus colos? Segundo Koloc, cada degrau pode nos levar a diversas direções. O truque é simplesmente mover estes degraus no sentido da nossa satisfação pessoal, de forma consciente.

2. Procure legado, domínio e liberdade – nessa ordem.

Porque nessa ordem? Segundo Koloc, porque as pessoas ficam satisfeitas mais rapidamente quando eles priorizam o impacto que eles querem ter (legado), compreendem que habilidades e talentos que eles precisam ter esse impacto (domínio) e, finalmente, “trocam” essas habilidades para salários mais elevados e flexibilidade (liberdade) como elas se desenvolvem e antecedência.

3. Trate sua carreira como um grande experimento

Quanto mais rápido você conseguir avaliar as hipóteses para a sua carreira, baseado no que foi descrito no item acima, mais rapidamente você obterá a sua satisfação no trabalho e, por consequência, maiores salários e cargos.

Além dos três itens mostrados, buscar por ajuda profissional em momentos de indecisão são muito importantes. Todos precisamos de apoio em algum momento de nossa vida. Essa busca pode ser por Coaches profisisonais, conselheiros mais experientes, psicógolos, etc. Essa ajuda será vital para, além de entender melhor a si mesmo, poder encontrar uma saída para seus anseios. Isso, com certeza, te trará maior satisfação e, mesmo continuando como técnico, te fará melhor e maior.

Finalizando, Koloc disse: “Então, se você é um dos muitos que se encontram no caminho para o trabalho significativo – lembre-se de aproveitar a viagem, não desistir, e não se contentar.”.

Siga seu caminho.

Curta: facebook.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH