Porque voce desiste dos estudos? Motivo 1 de 4: O Custo

porque-voce-desiste-dos-estudos-1-4-www-formuladascertificacoes-com-br

Porque voce desiste dos estudos? Motivo 1 de 4: O Custo

Recentemente muita gente que eu atendo tem me questionado o porque de as pessoas desistem dos estudos para as Certificações Profissionais no meio do caminho (ou até bem próximo ao final dos estudos).
Se você reparar, ao seu lado eu aposto que já aconteceu com alguém que você conhece: a pessoa começa a estudar, se dedica, fica animada e, conforme o tempo vai passando, o fogo diminui, os estudos perdem a importância e acabam por não terminar nunca. Ou seja, a prova que ia ser feita é postergada uma, duas, várias vezes.
Não é?
Claro que todos conhecemos pessoas que realmente estudam e chegam lá. Porém, dada a loucura do dia a dia das áreas de TI, quem tira uma Certificação acaba sendo um pontinho fora da curva.
Então, do ponto de vista do Coaching especializado em Carreira de Profissionais de TI, identifiquei os 4 principais motivos que levam as pessoas a desistirem dos estudos para suas Certificações em TI e, consequentemente, deixar de lado a evolução das suas Carreiras em detrimento de apagar incêndios ou manter a rotina nas suas vidas.
Essa é uma série de 4 artigos onde vamos falar sobre cada um dos motivos. Espero que você encontre suas respostas pois a ideia aqui é iniciar uma reflexão e não ser a última palavra sobre este tema.
Vamos lá?

Motivo 1: O Custo

Dinheiro pesa, conta e vale muito hoje em dia.
Para qualquer prova de Certificação em TI é natural que haja um (bom) investimento financeiro envolvido. As provas são normalmente cobradas em dólares, o que encarece ainda mais o projeto de Certificação.
Além disso, há gastos com livros oficiais e atualizados, visto que baixá-los pode nos trazer materiais desatualizados. Simulados online também tem seus custos associados, apesar de encontrarmos muitas coisas boas, online e free.
Além disso, o peso do custo para obter uma Certificação faz com que você comece de forma errada, desanimada e sem determinação ou nem comece.

O Custo da Perda

Além disso, o custo da perda de oportunidades de trabalho e da reprovação no exame é algo e soma na hora de decidir pelos estudos ou sua manutenção.
Não é comum as pessoas pesarem o quanto elas perdem ao não atingir seus objetivos: são vagas com salários melhores, upgrades no próprio emprego, menos tempo desempregado, e por aí vai. Isso ajudaria a manter os estudos em dia. Porém, o que ocorre, na maior parte das vezes, é olharmos o copo meio vazio: o medo da perda financeira, de tempo e de ter que adaptar a rotina para os estudos é mais um problema do que uma solução.
O que fazer então?

O Custo da Decisão

É normal ficarmos em dúvida a respeito das nossas escolhas. Somos todos humanos. Porém, algumas decisões pesam mais que outras. Entre elas está a decisão de começar a estudar e, principalmente, a difícil decisão de parar os estudos.
Se for decidir, faça logo e, se possível, de uma vez só. Postergar a decisão para depois só faz com que ela aumente muito o seu peso sobre os nossos ombros e isso, com o tempo, torna a situação insustentável (e o seu sofrimento muito maior).
Decida. Se for estudar, ok. Está decidido. Se não for estudar, ok. Está decidido. Não deixe para depois, nunca.

Como Seguir em Frente?

Avalie seus estudos de uma perspectiva maior. Olhe tudo, pense com calma. Reflita sobre a Certificação que você deseja.
Se você não sabe por onde começar, existem ferramentas que podem te ajudar. O Coaching é uma delas. Outra, mais próxima da gente é o Método Fórmula das Certificações, onde, por meio de sessões de Coaching online as perguntas certas são feitas para gerar as reflexões corretas. Sinta-se a vontade, clique aqui e visite a página e saber mais. Tem muita gente boa e bem intencionada nesse grupo!
Porém, se você apenas quer uma forma de organizar seus estudos e receber as melhores dicas para desenvolver seus estudos com qualidade, estratégia e foco, baixe aqui gratuitamente um Cronograma de Estudos e um Livro Digital especialmente desenvolvidos para Certificações em TI!
Até a próxima!
Rodrigo