10 maneiras para seu LinkedIn arranhar a sua reputação

10 maneiras para seu LinkedIn arranhar a sua reputação - rodrigopace.com.br

10 maneiras para seu LinkedIn arranhar a sua reputação

Os tempos mudaram.

Quantas pessoas você vê hoje em dia com uma pasta em mãos indo entregar currículos em busca de recolocação? Provavelmente nenhuma.

O currículo na forma como conhecemos ainda não deu seu adeus final, porém, está cada vez mais perto o momento em que as contratações serão feitas apenas baseadas em conhecimento (comprovado), networking e LinkedIn.

E, no sentido desta evolução, manter o seu perfil no LinkedIn atualizado e vivo é fundamental.

Quem não faz isso corre o risco de ter sua credibilidade e reputação arranhadas pela falta de empenho ou de tempo em dar atenção à sua cara profissional no mundo virtual.

Este artigo traz dez maneiras que o seu perfil do LinkedIn pode arranhar sua reputação online e dificultar sua recolocação em alguns casos.

Confira agora.

1 – Seu perfil no LinkedIn está desatualizado

Aqui já começo com uma pergunta: Como você quer que as pessoas conheçam seu histórico profissional se você não o coloca online?

Sem saber sua história, as chances podem passar ao seu lado sem que você seja notado. E se você notar a chance e se inscrever, você corre o risco de ouvir um “mas onde está a descrição dessa sua experiência aqui no seu perfil do LinkedIn?”. #fail

2 – Sua foto no LinkedIn não te valoriza

Já falamos muito disso no Desafio LinkedIn. Não conhece? Pois deveria. (Clique aqui para saber mais).

3 – Seu perfil no LinkedIn contém muitas gírias

Ainda não chegamos no momento de falar coloquialmente em um perfil profissional. Seja o mais austero possível, porém sem parecer que você possui 120 anos e um vocabulário do século retrasado.

Seja simples, claro e direto. Não há nada melhor que isso.

4 – Seu perfil está incompleto

Da mesma maneira que o item 1, preencher pobremente seu perfil pode fazer com que as chances passem ao seu lado e que ninguém te note.

Gaste um tempo para preencher seu perfil corretamente. Esse tempo não é perdido.

5 – Seu número de conexões

Tenha conexões! Chegue ao número mágico de 500 conexões no seu perfil. Isso mostra que você é atuante e que possui uma boa rede de relacionamentos.

Pode não parecer, mas as pessoas que te seguem também te seguem porque você tem muitas conexões e isso pode ajuda-las pois elas tem um contato quente na rede. E você pode se beneficiar da mesma maneira.

6 – Seções inteiras do seu perfil deixadas em branco

Da mesma maneira que preencher pobremente seu perfil (vimos isso no item 4), não valorizar as seções chave do seu perfil é um erro que pode te custar tempo no futuro. Também falamos disso no Desafio LinkedIn.

Faça um esforço e complete seu perfil. Essa é a chave.

7 – Você não se mantém ativo na rede

É comum as pessoas (pelo menos aqui no Brasil) lembrarem que possuem perfis no LinkedIn só quando precisam se recolocar. Então, nesse momento, elas passam a participar mais ativamente da rede.

Quanto mais presente você estiver, mais as pessoas irão conhecer seu trabalho. E quanto mais elas te conhecerem, mais chances de te indicarem pois seu networking estará vivo!

Reativar o perfil só nos momentos de necessidade leva tempo pois, da mesma forma que em relacionamentos presenciais, as pessoas levam certo tempo até te conhecerem e ficarem à vontade com você e com as suas ideias. Então, se você reativou seu perfil agora por conta da necessidade de recolocação, não pare de visita-lo após se recolocar. Beleza?

Ahh… manter o perfil ativo requer atenção. Postar cards religiosos, de política, de esportes, etc no LinkedIn não é recomendado. Mantenha-se focado nos temas profissionais.

Seu perfil agradece. 😉

8 – Erros gramaticais no perfil

Não há nada pior do que erros de português dentro do seu perfil. Tenha cuidado ao escrever.

Se você está em dúvida com relação a alguma palavra, vá ao Google.

Coloque-se no lugar de alguém que está procurando alguém para uma vaga. Imagine-se lendo um perfil onde está escrito, por exemplo, um “concerteza”, ou “agente vai”. Você daria a esta pessoa as mesmas chances de alguém gramaticalmente correto, simples e direto como falamos no item 3?

9 – Perfil com mensagens sem respostas

Não responder às mensagens que te enviam é, de início, é deselegante.

Imagine se uma destas mensagens for de alguém querendo marcar um café com você para discutir uma possível oportunidade de recolocação ou mesmo uma oportunidade de negócios!

Responda todas as mensagens que chegarem. Interaja. Responder estas mensagens também é fazer networking.

10 – Não enviar ou receber recomendações no LinkedIn

Novamente, tratamos disso no Desafio LinkedIn. As recomendações são o combustível para turbinar sua rede de contatos, seu networking e o seu posicionamento como autoridade no seu setor de atuação dentro da rede.

Como andam suas recomendações?

O Desafio LinkedIn

Falamos muito do Desafio LinkedIn aqui neste artigo. Pra quem não conhece, ele é um treinamento online e gratuito que desenvolvi para ajudar as pessoas a terem perfis nível Campeão no LinkedIn.

Em breve o Desafio LinkedIn passará por mudanças (grandes mudanças). E se você quiser aproveitar, acesse www.desafiolinkedin.com.br e inscreva-se agora.

Finalizando…

Espero que este ponto de vista sobre as maneiras que o seu perfil no LinkedIn pode te atrapalhar tenha trazido luz para alguma dúvida sua.

Entre em ação. Não espere o leite estar derramado pra começar a pensar em como contornar a situação. A grande sacada é evitar que o leite se derrame.

Até a próxima!

Rodrigo Pace, Coach

www.rodrigopace.com.br

www.desafiolinkedin.com.br

www.formuladascertificacoes.com.br