Como ser o mais esperto na Era da Informação

Era da Informação - Rodrigopace.com.br

Como ser o mais esperto na Era da Informação

Você já deve ter visto aquela cena do leopardo correndo atrás da sua caça nos documentários que passam na TV. Todos já vimos.

Podemos aprender muito com isso. A caçada nos serve de exemplo em como mantermos o foco no objetivo e evitar todas as distrações que possam nos atrapalhar de chegar lá.

Quantas vezes nós não nos distraímos com as facilidades tecnológicas, amigos, celulares, etc? Steve Jobs disse que:

“o mais importante no desenvolvimento de um produto é o foco, e a única maneira de conseguir isso é aprendendo a dizer não”

A Era da Informação (e do BigData) veio para nos trazer uma inundação de informações e meios de acessá-las que acabamos perdendo (muito) o nosso foco no que deve ser feito. Somos vítimas do nosso próprio desenvolvimento. E as pessoas que mais se destacam são aquelas que conseguem atingir seus objetivos mesmo dentro deste caos.

Este artigo foi escrito para mostrar 5 dicas práticas que vão te ajudar a manter o foco em meio à loucura do dia a dia e assim ser a pessoa mais esperta da turma.

Vamos lá?

1 – Saiba qual é a sua fotografia

Isso é algo que eu sempre pergunto aos meus Coachees nos processos de Coaching que faço: “Qual é a fotografia do momento que você deseja viver no futuro?”. Esta fotografia descreve os objetivos a serem conquistados e nos guia nas nossas ações para chegarmos até lá.

Sem ela somos apenas robôs comedores de rotina diária que chegarão ao final da vida com um imenso sentimento de vazio dentro de nós mesmos.

Então, conheça sua fotografia.

Tem gente, em TI, que quer se tornar referência no mercado de trabalho. Isso é possível conseguindo Certificações Profissionais das mais complexas e requisitadas. Então eles sabem que para chegar lá precisarão de uma ótima metodologia de estudos e uma estratégia que os levarão até esta fotografia desenhada.

Entende?

2 – Escolha os melhores pedaços

Aprenda a captar apenas as melhores informações dentro do turbilhão de dados que temos á nossa disposição. Essa leitura otimizada do seu ambiente e de tudo o que chega até você fará com que sua performance cresça.

Gastar tempo vendo TV é uma péssima escolha, por exemplo. Este é um tempo onde você não produz nada e somente ingere conteúdo de baixa qualidade.

Tudo bem quanto a ver TV, porém, que seja em pequenas doses. O restante do tempo pode ser utilizado para captar as informações necessárias para você construir a sua fotografia. Que tal?

3 – Mantenha o foco no objetivo

Sempre esteja aberto a novas informações, porém saiba o que extrair delas para atingir seu objetivo.

É como o exemplo do leopardo no início do texto. Foco sempre até que o objetivo seja atingido.

4 – Relaxe

Muitas pessoas meditam para relaxar e entrarem em sintonia consigo mesmas. Isso é legal e realmente funciona.

Mas, se você não consegue, encontre algo que te relaxe e te desligue um pouco do dia a dia. Algo como um esporte, dança ou uma atividade fora da rotina podem ajudar neste sentido.

Além de esfriarem sua cabeça elas vão te dar energia nova.

5 – Seja mono tarefa

Já falamos sobre profissionais que dizem ser multitarefas. Se você acha que é um, leia este artigo aqui.

Nos mantermos focados em uma única atividade garante mais velocidade, precisão e qualidade na entrega.

Ao dispersar, entregamos menos, com menor qualidade e mais lentamente.

Então, mantenha-se em uma única atividade até que haja espaço para outra. E assim sucessivamente até que você atinja seus objetivos. Beleza?

Espero que estas dicas te ajudem a conseguir o destaque que você precisa e quer ter no meio de tanta informação. Isso é fundamental, além de tudo, também para manter a sua saúde física e mental.

Pense nisso e nos vemos na próxima!

Até mais!

Rodrigo Pace, Coach

www.rodrigopace.com.br

www.desafiolinkedin.com.br

www.formuladascertificacoes.com.br