40 meios práticos para melhorar sua vida (parte 3 de 4)

40 meios práticos para melhorar sua vida (parte 3 de 4) - Rodrigopace.com.br

40 meios práticos para melhorar sua vida (parte 3 de 4)

Seguimos nessa caminhada de 40 meios práticos para melhorar a sua vida. Já estamos na terceira parte! Caso você tenha perdido os dois artigos anteriores, leia-os aqui: Parte 1 e Parte 2.

Então vamos lá. Realmente, verdadeiramente, não espero que todos sigamos tudo o que os artigos nos trazem. É muito difícil seguir tudo, até porque a multitarefa não é algo tão comum entre a gente.. hehe. (Confira se você é uma pessoa multitarefa aqui).

Apesar de não esperar que você siga todas as dicas, eu espero (muito) que você utilize as dicas destes artigos para enxergar a vida sob um novo prisma. A ideia é fugir do automático para tomarmos as rédeas das nossas vidas e, assim, evoluirmos consistentemente e constantemente: é o EPP (Evolução Pessoal Permanente).

Pense nisso: o que de bom você tem feito por si mesmo ultimamente? Que tal assumir um compromisso consigo mesmo? 😉

Vamos às próximas 10 dicas. Fico feliz por você estar aqui.

22 – Cultive um hábito novo

Olhe para o seu dia a dia com um olhar analítico. Siga os passos abaixo:

  1. Anote todos os seus hábitos. Sem julgamentos: estes hábitos podem ser bons ou ruins para você.
  2. Reflita sobre qual hábito faria com que você evoluísse mais rápido do que hoje.
  3. Anote este novo hábito em um post-it. Cole-o em um lugar visível.
  4. Planeje a construção deste hábito.
  5. Coloque-o em prática!

Agora você tem algo especialmente criado para você. É comum as pessoas racionalizarem e criarem desculpas ou motivos para não criarem hábitos construtivos, pois eles dão trabalho.

Tudo bem. Concordo que eles dão trabalho. Mas responda a pergunta: “Quem perde com isso?”.

23 – Evite pessoas negativas

O Elixir do bom humor é: ande com pessoas bem humoradas.

No artigo “7 dicas para não se contaminar com o mau humor dos outros”, eu falo exatamente disso. Dê uma lida lá.

Esse contágio é como uma gripe. Uma pessoa mau humorada contamina todo o seu entorno. É um efeito viral ruim para todos. Evitar este contágio é fundamental para o seu desenvolvimento.

Afinal, somos a média das 5 pessoas com quem convivemos. Faça sua conta. Como anda a sua média atualmente?

24 – Aprenda a lidar com pessoas difíceis

Esta é bacana. Lidar com pessoas difíceis é uma arte.

Normalmente é fácil se irritar quando lidamos com pessoas difíceis. Então, para começar, releia a dica 23. 😉

Este aprendizado é algo conquistado dia a dia. Sempre treine para não perder o jeito.

Ao surgimento da necessidade de enfrentar trabalhar alguma relação mais complicada, respire. Conte até 10, encha-se de força de vontade e vá.

Claro que ninguém é de ferro e, às vezes, deixamos a calma e tranquilidade escapar. Afinal, somos humanos e também temos altos e baixos. Então, caso você esteja em um momento mais delicado (nervoso), tudo bem. Respire e recomece de onde parou.

25 – Aprenda com seus amigos

Lembra que você é a média das 5 pessoas com quem mais anda? Se sua média for alta, você terá muito o que aprender. Se a sua média for baixa, você está mais ensinando do que aprendendo. Se esta média baixa for de pessoas mau humoradas, que andam no automático, só reclamam de tudo e não agregam, recomendo que você repense suas amizades.

Novamente, olho clínico na sua rotina. O que você tem aprendido com seus amigos?

26 – Escreva

No começo pode parecer entediante, mas escrever relaxa. Eu mesmo, ao iniciar este artigo, estava com a cabeça um pouco quente. Foi começar a escrever, a pensar positivamente no seu bem, a querer seu desenvolvimento e a acreditar nas capacidades das pessoas que tudo mudou. Santo remédio!

Escrever pode te fazer ir além. Se você escrever sobre a sua carreira, você pode se tornar referência para o mercado, ganhar autoridade e conseguir um emprego melhor, por exemplo.

Não sabe como começar, leia o artigo “Como ser um autor de sucesso no LinkedIn”. Ele pode te ajudar!

27 – Inicie um blog sobre desenvolvimento pessoal

Olha só a coincidência! Esta dica é complementar à dica 26.

Há várias formas de escrever, inclusive criando um blog. Faça isso.. é legal. Eu comecei há algum tempo no www.rodrigopace.com.br.

Faça o seu e me mande o link. Terei prazer em ler seus artigos.

28 – Tenha um Mentor ou um Coach

Essa eu sou suspeito para indicar. E não é porque sou Coach de Carreira, mas sim porque o Coaching realmente mudou a minha vida para melhor! Muito melhor. Se você quiser saber como foi a minha história e como o Coaching me ajudou, leia esta página no meu site: www.rodrigopace.com.br/sobre-coaching-para-ti/

Se quiser tirar alguma dúvida sobre o Coaching, basta me escrever (olha a dica 26 ai de novo! Hehe).

É fantástico o poder que temos dentro de nós mesmos. Basta querermos encontra-lo para que tudo aconteça. É a decisão de agir mostra a nossa capacidade de atingirmos os nossos maiores resultados! Decida pelo seu melhor.

29 – Reduza o tempo nas mídias sociais

Claro que todos gostamos de conversar com nosso amigos e parentes. E devemos fazer isso! Mas desde que não seja exagerado.

Perdemos tempo demais nas mídias sociais em geral e estas mídias geralmente não agregam valor para o seu crescimento pessoal. Este tempo gasto em excesso nas redes sociais pode ser muito melhor utilizado na leitura de um livro, em um curso, em meditação, etc.

Pense nisso..

30 – Aprenda algum jogo de estratégia

Jogos de estratégia como xadrez, damas, War (quem nunca? Hehe), são ótimos para o cérebro. Eles são bons porque, ao jogar, fazem com que você analise com calma todas as variáveis possíveis da sua próxima jogada. Isso faz com que nossa cabeça funcione de uma forma diferente do normal, onde, comumente estamos acostumados a fazer nosso trabalho.

Há jogos de estratégia legais para smartphones também.

31 – Pare de ver TV

Esta dica é fundamental. Eu parei de ver TV há bastante tempo e é incrível como agora eu consigo ver o quanto de porcaria existe nos canais de TV aberta e fechada.

Apesar disso, existem coisas boas e que valem a pena assistir pois elas agregam valor ou relaxam sua cabeça em um momento de cansaço.

Em geral telejornais são horríveis. Só mostram desgraça. Programas de auditório são fracos de conteúdo. Reality shows nem vou comentar.

E antes que você pense, você não vai fugir da realidade. É exatamente ao contrário… você vai ter mais contato com a sua própria realidade e não com a realidade que os outros querem que você veja. Entende a diferença?

Seja seletivo e sua vida ficará melhor.

Falta apenas 1

Nossa! Parece que foi ontem que escrevi o primeiro artigo desta série e espero realmente que você esteja gostando.

Nosso próximo artigo fechará esta sequência. Que bom!

PS: Se você quiser continuar a se desenvolver, que tal começar pelo seu perfil no LinkedIn? Eu criei um treinamento online gratuito para te ajudar a ter um perfil Campeão ou ALL STAR na rede. É só se cadastrar para começar a receber as 15 vídeo aulas! Acesse www.desafiolinkedin.com.br e cadastre-se!

Te aguardo semana que vem. Ok?

Rodrigo Pace, Coach

www.rodrigopace.com.br