40 dicas práticas para melhorar a si mesmo (1 de 4)

40 dicas práticas para melhorar a si mesmo (1 de 4) - Rodrigopace.com.br

40 dicas práticas para melhorar a si mesmo (1 de 4)

É a nossa batalha diária: em meio à correria, arrumar tempo pra nos melhorarmos constantemente.

Teoricamente esta melhoria não deveria dar trabalho. Ela deveria ser algo natural, bonito e tranquilo de se obter, mas não é. E é por não ser assim fácil que vemos diariamente muitas pessoas (muitas mesmo) reclamando que a vida está ruim, que o chefe é ruim, que tudo dá errado, que elas não tem chances na vida..

Mas, se você chegou até este artigo é porque temos algo muito parecido: não ficamos conformados com o que o mundo nos traz. Queremos transformar a nossa realidade para melhor diariamente para assim poder contar uma história que tenha valor no final das nossas vidas.

Então, pensando na gente resolvi escrever esta série de 4 artigos onde trarei 40 dicas práticas para melhorarmos a nós mesmos. A zona de conforto não nos pegará mais e entraremos, como ouvi em uma palestra, em EPP (Evolução Pessoal Permanente).

Acompanhe esta série. Aposto que seu próximo insight está nestas 40 dicas.

Vamos lá então. Boa leitura (e reflexões)!

1 – Leia um bom livro

Não importa se você gosta de livros de romance, desenvolvimento pessoal ou negócios. Busque boas fontes e consuma muito!

Eu, como Coach, gosto muito de livros de desenvolvimento pessoal pois eles nos trazem visões diferentes sobre os acontecimentos da vida. Sempre há um bom insight que me ajuda a subir mais um degrau na escada do sucesso.

Independente do tipo, como disse, leia muito e fuja do lugar comum. Você só tem a ganhar.

2 – Aprenda uma língua nova

Não precisa ser algo fora do seu cotidiano. Aprenda inglês, por exemplo. Só vamos realmente nos tornar proeficientes se mantivermos o contato com a língua.

Se você não quer pagar por um curso, uma ótima opção são os aplicativos gratuitos de aprendizado de línguas para smartphones. Eu mesmo, todo dia, faço algumas lições no Duolingo.

Tente.. será divertido.

3 – Comece um novo hobby

Aqui já estaremos adiantados. Se você começar a ler um bom livro, este poderá ser seu novo hobby.

Caso queira outro, tente um esporte novo, ou tornar-se um conhecedor de vinhos, se aprofundar em algum tema do seu interesse, etc. Há muitas possibilidades pra quem quer sair da mesmice do dia a dia.

4 – Faça um curso novo

Qualquer curso. Preferencialmente algum fora da sua área de conhecimento. Além de você ganhar novos conhecimentos estará treinando seu cérebro para sair da zona de conforto (sim, ele também). Isso criará novas sinapses neurais que te ajudarão a ter mais criatividade e motivação. Além disso, se o curso for presencial, esta pode ser uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e criar um networking saudável.

5 – Crie um ambiente inspiracional

Nosso ambiente molda como somos. Então, ao criar um ambiente que traga inspiração e bem estar você estará ajudando a si mesmo.

Este ambiente será seu porto seguro para reflexões, relaxamento e trabalho.

Pense em criar seu ambiente inspiracional não apenas em casa, mas também no trabalho. Vamos pensar fora da caixa neste momento.

6 – Supere seus medos

Essa dica é fantástica! São nossos medos que nos ancoram no lugar, não permitindo que conquistemos nossos objetivos.

Pensando em âncora, imagine o tamanho de uma âncora de um navio petroleiro. Ela não deve pesar 1% do total da embarcação e mesmo assim faz com que todo o conjunto não saia do lugar. Conosco funciona da mesma maneira: você é muito maior do que suas âncoras. Então, que tal olhar para seus medos e citar a frase daquela música: “Ei medo… eu não te escuto mais. Você não me leva a nada.”.

Bola pra frente!!!

7 – Aumente suas habilidades

Seja focado. Aumente as habilidades que vão te levar ao seu próximo nível. Quanto mais especializado você se tornar, melhor e mais bem pago você será.

Não sabe que habilidades aumentar? Procure um Coach! Ele pode te ajudar a identificar seu melhor, traçar seus objetivos e ter um plano para chegar lá com sucesso! Tudo será uma questão de tempo e não mais de sorte.

8 – Acorde cedo

Busque acordar mais cedo. O dia renderá muito mais e você sentirá, mais constantemente, a sensação de que o seu dia foi bem utilizado.

Para muitos acordar cedo pode ser um problema. Tudo bem. O importante é encontrar o seu melhor. Não há certo ou errado.

9 – Faça exercícios

Quanto mais exercícios você fizer, mais energia terá. Esta energia trará disposição. E a disposição e a motivação são irmãs. Então, foco no exercício para fazer com que tudo renda mais!

Não tem tempo? Comece a andar mais pelo escritório durante o dia de trabalho.

Tudo é uma questão de prioridades: Se alguém que não faz exercícios porque não tem tempo é diagnosticado com problemas cardíacos, milagrosamente o tempo irá aparecer. Que tal uma reflexão?

10 – Agradeça diariamente

Agradecer é algo fascinante. Só o fato de reconhecer que estamos vivos e aptos à melhoria (e agradecer por isso) já nos trará uma visão diferenciada de tudo ao nosso redor.

Para não esquecer de agradecer, coloque um alerta no celular (eu faço isso há uns 2 anos). E mesmo em momentos de crise no trabalho ou na vida pessoal, eu agradeço. Faço isso porque sei que tudo passa e que o aprendizado fica.

Agradeça muito! A tudo.

No começo parece besteira, mas depois tudo ficará mais claro. Eu garanto.

Próximos capítulos..

Estas foram as 10 primeiras dicas práticas de uma longa lista de 40! Te aguardo nos próximos textos já com a sua experiência alterada por estas 10 primeiras. Topa o desafio? Só temos a ganhar.

Até a próxima!

Rodrigo, Coach

www.rodrigopace.com.br