6 dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

Produtividade - www.rodrigopace.com.br

6 dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

Em tempos de crise, quem produz com qualidade tem mais chances de se manter (e até evoluir) no trabalho, afinal, todos nós ouvimos diariamente a mesma música: “temos que fazer mais com menos.”.

Este artigo traz 6 dicas para você poder produzir mais durante seu período de trabalho. Como bônus estas dicas vão te dar a sensação de dever cumprido e de que o dia realmente rendeu.

Rapidamente, vamos às dicas pois nosso tempo deve ser bem utilizado!

Produtividade em alta

Coloque as dicas em prática agora mesmo e depois confira seus benefícios!

1 – Entre em ação imediatamente

Nunca deixe pra depois. Sempre que algo chegar até você (e a responsabilidade for sua), resolva logo. Postergar pode fazer com que você esqueça da atividade e ela vire um monstro no futuro.

Caso você realmente não possa entrar em ação imediatamente, anote e faça na sequência. Se possível, delegue (pois é comum recebermos trabalho que não nos compete).

Mantenha o foco no resultado… no seu resultado. Deixar pendências no seu colo é perigoso e pode trazer mais dores de cabeça do que você imagina no futuro.

2 – Resolva o que tem de pior primeiro

Todos queremos realizar tarefas que nos trazem prazer em primeiro lugar. Esta atitude é perigosa pois a tendência é de sempre deixarmos as atividades mais complexas e indigestas para o futuro (que nunca chega).

Se algo te incomoda, acabe com este incômodo logo. Use a dica 1 e entre em ação para resolver o que mais de causa problemas primeiro. Priorize e conquiste sua paz.

3 – Nem tudo é urgente

Se todas as coisas do mundo fossem urgentes, o que seria da gente? Apesar de todos gritarem pedindo a sua atenção, nem todo grito é realmente de urgência. Filtre.

Se você não fizer essa filtragem, você vai acabar abrindo tantas frentes de trabalho que não será possível mais trabalhar com qualidade.

4 – Diga não

Aprender a dizer ‘não’ é algo que todos devemos fazer.

Muitas pessoas tem dificuldade em dar negativas a pedidos de trabalho. Porém, ao não dizer ‘não’, da mesma forma que na dica 3, você vai ficar muito atarefado. Como consequência disso, você terá excesso de tarefas e acabará por não entregar nenhuma com qualidade.

Defina suas responsabilidades, analise os pedidos e diga não aos que não forem sua tarefa.

5 – Cuidado com o seu e-mail

Ao começar uma atividade, deixe o seu e-mail de lado. Ele é uma fonte de distração extrema pois a cada minuto chegam mensagens com novos pedidos de ajuda e novas atividades a serem feitas. Mantenha o foco.

Se necessário, configure alertas para mensagens realmente importantes. As demais serão atendidas no tempo correto.

Se possível, evite acessar seu e-mail profissional nas horas de almoço ou fora do expediente. Isso vai te ajudar a deixar o trabalho quando ele acaba no final do dia. Caso contrário você trabalhará 24 horas por dia. Sua saúde agradece.

6 – Ninguém é realmente multitarefa

Recentemente falamos sobre isso no artigo “O funcionário multitarefa especialista (quase) não existe”. A multitarefa é algo complicado de ser feito.

Apesar de parecermos multitarefa, somos o que chamamos em TI de ‘monotask’, ou seja, fazemos uma coisa por vez. Conscientize-se disso.

Confira o vídeo do artigo. Ele vai te dizer se você é ou não multitarefa.

Estas dicas te ajudarão a aumentar sua produtividade no trabalho pois você passará a produzir de forma controlada e com qualidade.

Aplique estas dicas e deixe seu comentário aqui abaixo. Se quiser, me mande um e-mail relatando sua experiência.

Vamos construir juntos nosso sucesso profissional.

Até mais!

Rodrigo Pace, Coach