Deixe de esconder suas habilidades (e ganhe muito com isso)

Expert - Rodrigopace.com.br

Deixe de esconder suas habilidades (e ganhe muito com isso)

A vida de quem trabalha no mercado de TI é complicada. A demanda por especializações, certificações e capacitações cresce continuamente. Todos os que detém o conhecimento necessário enfrentam desafios diários em suas empresas, mantém boa empregabilidade e recebem bons salários por isso. Porém, apesar destas vantagens, é comum ver estes profissionais esconderem suas habilidades. E o motivo é algo que foge do campo profissional.

Este artigo foi escrito para todos que trabalham com tecnologia e sabem do que este primeiro parágrafo está falando. Se não souber, tudo bem. Leia o artigo até o final e descubra agora mesmo.

A Pesquisa Reveladora

Recentemente a empresa americana TEKSystems realizou uma pesquisa para saber como os profissionais de TI sentem-se por trabalhar com TI. Ou seja: eles tem orgulho do que fazem?

A resposta é que sim. Grande parte dos profissionais de TI está satisfeita com as responsabilidades que o cargo traz (e isso inclui trabalhar fora do horário, finais de semana, stress vindo dos chefes, etc). Todos sentem também que em algumas situações esta rotina pode afetar as suas vidas pessoais.

Porém, apesar da pesquisa mostrar este orgulho, ela também mostrou um indicador interessante e que, com certeza, ocorre com a maior parte das pessoas especializadas em tecnilogia.

Oráculo (só que não)

A pesquisa da TEKSystems mostrou que aproximadamente 28% dos profissionais de TI escondem suas habilidades de seus amigos e familiares. E o objetivo para isso é evitar que estas pessoas fiquem pedindo favores pessoais como configurar celulares, computadores, impressoras, etc.

É engraçado mas este comportamento pode atrasar a evolução da sua carreira como especialista em TI.

Você detém a chave do sucesso

Apesar dos contratempos em ter que ouvir que “este celular não funciona” e ser visto como o culpado por isso em algumas vezes, devemos parar, respirar e olhar as coisas friamente.

Ao escondermos nossas especialidades nestes casos, buscamos fugir dos problemas que enfrentar os holofotes pode nos trazer (por mais simples e chatos que sejam estes problemas). Porém, ao fazer isso, estamos nos acostumando a correr destas situações quando somos requisitados, certo?

Quanto mais fazemos isso, mais nos acostumaremos a ter esta atitude até que, infelizmente, ela se torne automática. E, uma vez automatizada, repeti-la no ambiente de trabalho será apenas uma questão de tempo.

Então, quanto vale fugir dos pequenos problemas uma vez que as empresas estão cheias deles?

Shakespeare disse: “Aprendi que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular”. Então, esperar que só grandes acontecimentos moldem quem você é como profissional pode fazer você esperar demais para atingir o seu sucesso profissional. Certo?

Networking Espartano

Além de aceitar que a vida é feita de momentos, olhar para estes momentos com olhos de empreendedores de nós mesmos faz tudo mudar de cor.

Ao ajudar o próximo você planta sementes que podem vir a dar bons frutos. Ser identificado como uma pessoa solícita e que gosta de simplesmente “ajudar” pode fazer com que você vire referência nos pequenos círculos de pessoas por onde você passa. E só é lembrado quem é visto. Esta é a base do networking saudável.

Porém, nem todos estão prontos para este tipo de trabalho que cansa e demora para ter efeito. Porém esta é a fundação da sua rede de contados e todos sabemos que sem uma boa fundação, não há casa que possa ser construída.

Faça tudo com amor. Não se esconda. Seja você mesmo. Ajude o próximo. Contribua! O sucesso é uma questão de tempo uma vez que as habilidades para isso você já tem. J

Até a próxima!

Rodrigo Pace

Fonte: TecMundo