Siga a sua verdade e saiba como lidar com críticas

Críticas - Rodrigopace.com.br

Siga a sua verdade e saiba como lidar com críticas

Recentemente li um ótimo livro chamado “O Poder da Ação” do PhD Paulo Vieira onde uma história me fez refletir bastante. É algo realmente simples e que, para nosso dia a dia no trabalho, pode fazer muita diferença na qualidade da nossa vida corporativa (e pessoal também).

Leia este artigo até o final e conheça a história do Velho, da Criança e do Burrinho e saiba como enfrentar as críticas do dia a dia de uma forma simples e matadora.

A história sobre como encarar críticas

Preste atenção nessa leitura. A história é rápida, mas traz muitos ensinamentos e tem um potencial enorme de geração de insights positivos para a sua carreira.

Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade. Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.

 Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos; ” Como é que pode, duas pessoas em cima deste pobre animal!”.

 Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Prosseguiram…

 Mais na frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar; “Que absurdo! Explorando a pobre criança, podendo deixá-la em cima do animal.”

Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu.

 Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram; “Que menino preguiçoso! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha!”

 Diante disto, o menino desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro.

Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena; ” São mesmo uns idiotas ! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte!”

 O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir.

 Então ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas!!!

Encarando as críticas de forma construtiva

Como visto, não importa o que você faça, sempre haverá alguma pessoa ou grupo de pessoas para criticar suas ações. Por mais boa vontade que você tenha em entender, internalizar e seguir as orientações de quem te criticou, ao encontrar outra pessoa que tenha uma vivência diferente (e uma opinião diferente), outra crítica surgirá, sem dúvida.

Então, como sobreviver às criticas?

Algumas pessoas podem ser mais resistentes e resilientes às críticas alheias (sejam elas positivas ou negativas conforme nossa história). Porém, outras pessoas sofrem mais pois internalizam estas críticas com sendo algo pessoal.

Uma maneira positiva de encarar estas críticas é visualizá-las como sendo algo gerado a partir de uma história diferente da sua. As pessoas são diferentes, possuem vidas diferentes e realidades diferentes. Então, quando uma crítica ocorre, devemos levar em conta que a história delas é diferente da nossa. A nossa verdade pode não ser a mesma delas.

Encarar a crítica desta forma já traz tranquilidade pois nos abre o campo de visão para procurarmos entender a crítica de forma imparcial. E, ao entender a crítica, poderemos inclusive ajudar as pessoas ao nosso redor.

Grandioso, não?

Siga a sua verdade e aproveite opiniões diferentes

Agora que já conhecemos a história do Burrinho, do Velho e da Criança, sejamos nós mesmos. Assumir a responsabilidade pelas nossas ações e saber que estamos dando o nosso melhor nos ajudará a caminhar com uma performance acima do esperado por todos.

Não se deixe abater. A vida é boa demais pra gente ficar triste ou abalado toda vez que recebermos uma crítica na nossa vida profissional.

Se você tem problemas com isso, vamos conversar. Me envie um e-mail clicando aqui. Seu potencial está guardado, pronto para ser descoberto.

Até mais!

Aviso Importante: As inscrições para mais uma turma do Desafio LinkedIn estão abertas! Mais de 500 pessoas já estão trabalhando em alto nível e conseguindo extrair do LinkedIn novas oportunidades para suas carreiras. Confira agora os depoimentos de quem já fez o treinamento e cadastre-se. Acesse www.desafiolinkedin.com.br agora mesmo.

Rodrigo Pace – Coach

www.rodrigopace.com.br