4 dicas para empreender e manter seu atual emprego

empreender - www.rodrigopace.com.br

4 dicas para empreender e manter seu atual emprego

Não é incomum vermos hoje em dia pessoas que ao mesmo tempo em que são funcionárias de empresas, empreendem e tem seus próprios negócios, seja na Internet, seja no modelo tradicional.

Os motivos que nos levam a empreender são os mais variados. Normalmente queremos apenas uma fonte de renda extra pra completar o orçamento.

Já vi casos de pessoas que começaram com esta ideia e partiram para a vida de empreendedores, deixando os trabalho tradicional (e estabilizado, com bons salários) pra seguirem seus destinos no negócio próprio.

Todos já pensamos um dia em fazer algo do tipo. Certo? Então, pra quem ainda não deixou essa ideia esfriar, veja estas 4 dicas que podem te ajudar a seguir nessa estrada que é trabalhosa, mas muito legal de ser seguida:

4 Dicas para empreender

Dica #1: Tenha foco. Querer abraçar o mundo vai fazer com que você fique doido (com tanta coisa pra fazer) e também vai fazer você não enxergar as chances que pularão na sua frene.

Da mesma forma que conheço gente que se deu bem empreendendo, conheço também pessoas fantásticas que tem ideias mais fantásticas ainda (e altamente lucrativas) que não saem do lugar por quererem abraçar o mundo de uma vez só e logo no início.

Isso nos leva pra dica 2.

Dica #2: Comece pequeno. Não queira competir com o WallMart. Não queria ser o MercadoLivre. Comece pequeno mesmo. Procure encontrar uma boa relação entre a sua oferta e o interesse do seu potencial cliente. Apesar do medo de ser engolido pelos peixes grandes do mercado, existem nichos onde eles não conseguem atuar por serem tão grandes. Preste atenção às necessidades dos seus clientes e comece por ali.

No começo tudo será bonito e desafiador. Mas com o passar do tempo você verá que, mesmo sendo pequeno, você vai ter muito trabalho pela frente. Afinal, a construção de uma reputação leva tempo, respeito ao cliente e qualidade do seu serviço.

Dica #3: E por falar em volume de trabalho, não se esqueça que você ainda tem um trabalho formal no modelo tradicional. Ele não pode ser esquecido pois é dali que você (ainda) tira o seu sustento. Saiba medir as coisas para não exagerar no lado empreendedor de tal forma a atrapalhar seu lado funcionário.

Difícil? Sim, é. Impossível? Nem um pouco. Porém mantendo o foco e começando pequeno você conseguirá executar as duas atividades sem problemas.

Nota: Prepare-se pra trabalhar muito, pois, além da rotina de trabalho normal, você precisará dar atenção ao seu negócio nos horários extra (geralmente a noite, quando chegamos em casa).

Dica #4: Com foco, começando pequeno e tendo consciência de que existirá uma jornada dupla você vai longe. Porém, você precisará de mais um ingrediente nessa mistura: Ter metas e objetivos.

Saber onde chegar é tão importante quanto saber que tipo de atividade vai te levar pra lá. Aqui, una as coisas. Pegue uma afinidade sua, planeje um negócio (online é bem mais prático, rápido e fácil de ser iniciado), saiba o que você quer atingir com este negócio e entre em campo. Você só terá sucesso se descer da arquibancada e começar a jogar.

Espere pela falha. Espere pelo tropeção. Espere pelo sucesso. Assim como as crianças, é caindo que aprendemos a andar.

Planeje-se e coloque a bola em jogo. O sucesso te espera.

Até mais!

Rodrigo – www.rodrigopace.com.br

Desafio Linkedin - Seu networking no próximo nível!

Insira o seu email e garanta sua vaga gratuita na Turma 2 do Desafio LinkedIn!>