Gerenciamento de projetos: Acionadores mentais para ter (bem) mais sucesso em seus projetos

Gerenciamento de projetos Acionadores mentais para ter (bem) mais sucesso em seus projetos

Gerenciamento de projetos: Acionadores mentais para ter (bem) mais sucesso em seus projetos

Oi GP! Como anda essa força?

Todos sabemos que a vida no Gerenciamento de Projetos não é nada fácil. A cada momento temos que provar, por A + B que o nosso planejamento está correto, que a execução está em dia, que o caminho crítico e os riscos estão sob controle e, principalmente, que o projeto anda muito bem, obrigado! Ufa… realmente, não é nada mole. E ainda tem gente que pensa que um GP é apenas um “gerenciador de projetos“.

Gerenciamento de projetos e a PNL

Em alguns estudos do mundo da PNL, tive contato com uma série de ferramentas chamadas de Acionadores Mentais. Estes Acionadores ou “Gatilhos Mentais”, citados pela primeira vez por Robert Cialdini em seu livro “As armas da persuasão”, são formas que podemos utilizar para interagir diretamente com as emoções das pessoas, ou, mais cientificamente, com o seu sistema límbico. Isso facilita a persuasão e, por consequência, o nosso trabalho de gestão de comunicação em projetos.

Interessante, não? Todas as pessoas percebem o mundo à sua volta de duas maneiras distintas: pelo lado emocional e pelo lado racional. Normalmente, quem toma as decisões pelas pessoas é este lado emocional, acionado diretamente pelo sistema límbico do cérebro. Estas decisões são aquelas que as pessoas tomam sem muita discussão. Por exemplo, as decisões baseadas em autoridades externas (vou tomar o remédio porque um médico deu um diagnóstico), escassez de algo (vou comprar água porque estamos vivendo uma crise hídrica), exclusividade (pago mais porque é uma sala VIP), etc.

Adaptando os acionadores mentais ao Gerencaimento de Projetos

O uso destas ferramentas pode ser adaptada, claro, para o mundo de Gerenciamento de Projetos. O domínio completo do projeto passa pelo domínio dos gatilhos mentais. Persuadir as pessoas é papel de um bom gerente de projetos que tem interesse em entregar, com qualidade, seus projetos. Assim, não há nada de errado em utilizar os meios corretos para chegar aos fins corretos.

Os melhores gatilhos mentais para o Gerenciamento de Projetos

Existem muitos gatilhos mentais, porém, neste artigo, vamos abordar apenas 5. Os demais, caso haja interesse, podemos conversar posteriormente. Vejam os gatilhos:

  1. Exclusividade: Todo mundo quer fazer parte de um grupo especial. “Faço essa atividade/condição porque você é um cliente/parceiro especial e merece toda a atenção.”. Esta frase de exemplo pode ser utilizada como argumento em uma discussão. Isso desarma as pessoas que, em determinado momento, podem ser contra um posicionamento seu. Esta situação já é garantia do uso de outro acionador, o da reciprocidade, por exemplo.
  2. Urgência: Criar um senso de urgência faz as pessoas agirem, isso é fato. Só devemos tomar cuidado para não utilizarmos este acionador a todo momento, pois, caso isso aconteça, a urgência deixa de existir. Um bom exemplo é utilizar este acionador da seguinte forma: “O erro na atividade já ocorreu duas vezes. Esta é a última tentativa e, por isso, peço o empenho de todos para termos o máximo de exatidão e o mínimo de erros”. Captou?
  3. Escassez: Tudo o que é raro vale mais, concorda? Você sendo um bom GP, monta ótimas equipes. Isso se traduz em projetos de sucesso, não importando seu tamanho ou complexidade. Desta forma, no momento de montar usa equipe, as “vagas são limitadas” pois “poucos GPs tocam projetos como você” e “a maior parte dos seus projetos são excelentes”. Quem não quer participar de algo assim? Poucas vagas para projetos que levarão a equipe direto para os holofotes!
  4. Solução: Ninguém nunca compra um produto ou serviço. As pessoas compram soluções. Como gerente de projetos, você é uma solução. Ao se apresentar para um gerenciamento de projeto, nunca se venda como “um gerente de projetos”. Venda-se como uma solução. Você é uma solução ótima, pois seus projetos são únicos (escassez) e mesmo que em cima da hora (urgência) você resolve as coisas com maestria (garantia (podemos falar deste acionador mental poderoso em outro artigo)).
  5. Prova: Depoimentos são peças fundamentais do seu arsenal. Eles geram confiança e segurança a todos. Projetos de sucesso geram uma onda de provas sociais que garantirão a todos seu potencial como gerente de projetos. Conte seus resultados às pessoas, mas sem exageros. Seja humilde sempre. O reforço virá com um “é verdade” das pessoas que estão à sua volta. Essa é a base do seu sucesso: o reconhecimento.

O sucesso só vem com muito trabalho. Como dito, a vida no gerenciamento de projetos não é mole e temos que matar um leão por dia. Porém, nosso arsenal de convencimento deve estar sempre afiado. Estude o livro “Armas da Persuasão”. Ele é um livro denso, mas altamente instrutivo.

Foco no trabalho, meu amigo. O sucesso nos aguarda!

Até a próxima!

Busque o sucesso. Atinja a felicidade!

Participe do Desafio LinkedIn e tenha um perfil ALL STAR totalmente grátis. Serão enviadas 15 vídeo dicas a partir de 01/11/2015. Veja mais em https://rodrigopace.com.br/desafio-linkedin

Fonte:
As Armas da persuasão – Robert B. Cialdini