Linkedin: Como utilizar a rede para conseguir seu próximo emprego

Linkedin Como utilizar a rede para conseguir seu próximo emprego

Como utilizar a rede para conseguir seu próximo emprego

O mercado está em baixa. Cortes, remanejamentos, demissões. Os nomes variam mas o fim é o mesmo e sabemos qual é. Os que mantém suas posições no trabalho ficam receosos e também olham para o mercado procurando novas oportunidades de melhoria e maior estabilidade. É natural.

Assim, empregados ou não, estamos sempre de olho no Linkedin. A rede social profissional traduz o networking dos tempos modernos. Fazemos contatos e mantemos relações que podem nos ajudar na recolocação ou melhoria profissional.

Para os que não sabem o que é o LinkedIn, leiam este texto até o final e comecem a conhecer a rede do jeito certo. Para os que sabem e já a utilizam, trago dicas que podem, finalmente, jogar luz sobre o verdadeiro benefício que o site Linkedin pode trazer para os trabalhadores.

Continue lendo e aprenda como conseguir seu próximo emprego do jeito certo.

Uma visita ao Linkedin Brasil

Não vamos à empresa, mas ao site. Logo de cara vemos pessoas, contatos sugeridos, posts, atualizações, comentários, likes. Tudo no LinkedIn é bem similar a qualquer outra rede social.

Todos os dias visitamos o site e ele nos traz pessoas interessantes, artigos, vagas de emprego. Neste meio é possível sim conseguir destaque. O primeiro passo: montar seu perfil corretamente para que você tenha realmente uma cara profissional valorizada na rede.

O que é o LinkedIn: um ponto de vista diferente

Olhando pelo lado do networking temos uma rede social que fervilha diariamente.

A partir dele podemos nos aproximar ainda mais das vagas e, principalmente, de quem está contratando. Fazer um networking correto é fundamental para estar à frente dos candidatos tão bem preparados quanto você na disputa pelo próximo emprego.

Então, como extrair o máximo do site linkedin

Normalmente quem busca recolocação faz um caminho comum a todos:

  • Cadastro em sites de vagas
  • Enviar e-mails para as vaga que aparecem
  • Ter um perfil completo no site LinkedIn (se você não tem e quer video dicas grátis, conheça o Desafio LinkedIn)
  • Aguardar ser chamado

Isso é muito natural e pouco produtivo. Imagine como é a vida de alguém que está contratando e tem que analisar diariamente uns 500 e-mails de candidatos interessados na vaga de emprego aberta. É algo impossível tendo em conta que as pessoas que contratam também fazem outras coisas durante o seu dia de trabalho.

A saída natural para elas é analisar os 5 ou 10 primeiros e-mails com os currículos dos interessados e descartar o restante. Isso é compreensível porém deixa muita gente pra trás no processo de seleção à vaga de emprego.

Some a esta conta os e-mails vindos dos diversos sites de emprego onde a vaga está inscrita, LinkedIn e site corporativo da empresa. O número de currículos é astronômico. Como conseguir se tornar efetivamente um candidato que pode ser chamado para uma entrevista?

Os poucos selecionados serão avaliados antes do contato por telefone. Este contato é feito pela análise curricular e, também, pela análise do perfil no LinkedIn. Para saber como chamar a atenção dos entrevistadores que procuram candidatos no LinkedIn, leia o artigo “LinkedIn Top Secret: O que os entrevistadores buscam no seu perfil?“.

A saída: usar o LinkedIn como ferramenta de networking

Aqui entra o LinkedIn com o seu potencial de networking. Normalmente as empresas que publicam vagas na Internet possuem um perfil corporativo no LinkedIn. A grande sacada está aqui: Entrando no site da empresa o LinkedIn te mostrará quais pessoas da sua rede podem te apresentar a quem trabalha nestas empresas. E além: ele te mostra, na sua rede, quais conexões suas conhecem pessoas nestas empresas. Bingo!

Sabendo disso, você pode entrar em contato com estes conhecidos e pedir uma indicação à vaga desejada. Ou, caso eles trabalhem na empresa que você quer ser candidato à vaga de emprego, eles podem pegar o seu currículo e levar diretamente à mesa de quem está contratando. É o LinkedIn fazendo o networking funcionar de verdade.

Esta indicação “de dentro” da empresa fará com que você pule muitos degraus no caminho do processo seletivo. E melhor: caso você esteja entre os finalistas, uma indicação interna pode decidir o jogo ao seu favor!

O Alvaro fez tudo isso e em 3 dias conseguiu agendar 4 entrevistas. Fantástico!

O LinkedIn serviu como ponte para as vagas de emprego e não como único portal de entrada. Nada como usar a inteligência e o poder da influência ao nosso favor.

LinkedIn, a próxima fronteira

Ter a ferramenta é fantástico. Saber utilizá-la nos faz mestres. São dicas assim que valem a pena ser compartilhadas pois normalmente elas custam (e caro).

Olhar para o LinkedIn com esta visão do networking e não apenas do “portal onde existem vagas de emprego sendo oferecidas” faz da gente pessoas melhores e maiores. A inteligência é algo precioso, que é valorizada pelas empresas e que devemos usar ao nosso favor.

Um brinde ao networking. Um viva ao LinkedIn e ao nosso sucesso profissional.

Pra quem quiser conhecer o Alvaro, clique aqui. Este é o endereço do perfil do LinkedIn dele. 😉

Para que tudo isso funcione você deve ter um perfil ativo na rede. Se você precisa dar uma turbinada no seu perfil, participe do Desafio Linkedin. Durante o desafio serão enviadas 15 dicas em vídeo para que seu perfil tenha qualidade profissional. O desafio é GRATUITO e as vagas são LIMITADAS. Cadastre-se aqui.

Até mais!

Rodrigo – www.rodrigopace.com.br