O Coaching pode te salvar?

Tive depressão e não sinto vergonha disso. É comum ver preconceito em uma doença que atinge cada vez mais pessoas no mundo. Apesar disso, vejo o que de bom essa fase da minha vida me trouxe: uma nova vida.

Para dar continuidade ao meu tratamento, há alguns anos, fiz um processo de Coaching e, coincidência, me identifiquei tanto que acabei me tornando um Coach. Uma janela se abriu e essa nova janela me trouxe um universo de possibilidades. Me curei.

Agora como Coach, minha vida e meus processos de Coaching são reinventados quase que diariamente, porque, por se tratar de uma atividade subjetiva, a criatividade e a conexão com meus Coachees passou a ser um novo desafio a cada momento. Vivemos em mundos diferentes e, por meio do Coaching, quero fazer as pessoas encontrarem a si mesmas para serem elas próprias aonde quer que caminhem.

Porém, da mesma forma que na arte, para uns um quadro é belo e para outros não, os resultados dos processos variam de pessoa para pessoa. Cada um tem uma impressão. Cada um atinge um nível de autoconhecimento e, por incrível que pareça, todos mudam a forma pela qual enxergam a si mesmos.

Não apenas o Coachee é diferente a cada novo processo que se inicia como eu também sou. Me torno pai, irmão, amigo. Me torno pesquisador de pessoas e juntos dos meus orientados descobrimos que há vida fora da automação diária e que esta vida é repleta de desafios. Somos dignos e merecedores da felicidade. O sucesso é também subjetivo, mas é sempre sucesso.

Devo estar ciente de que meus Coachees traduzem nosso contato de diversas formas, me transformando em algoz, amigo, professor, etc. Porém, apesar de permitir isso, continuo sendo eu mesmo para cada um deles, utilizando boas práticas e me dedicando muito a cada processo. Devo sempre confiar em meus pensamentos, sentimentos e intuição. Eles me trouxeram até aqui e me guiam hoje para que cada pessoa que eu oriento saiba qual porta ela quer abrir. O futuro de sucesso e felicidade deixa de ser uma sorte e passa a ser uma opção a ser trabalhada.

A viagem de um processo de Coaching é grandiosa, porém pode ser dura. Assim se alguém me perguntar: “O Coaching é para todos?”, vou responder claramente que “Não”. O Coaching não tem repostas prontas ou fórmulas mágicas. Coaching é superação, motivação, disciplina e muito trabalho. Se alguém estiver interessado em um processo de Coaching pelo fato de que “todos estão fazendo”, desista. Se você pensa assim, Coaching não é para você. O Coaching é para quem deseja a mudança e está pronto para enfrentar os desafios que esta mudança pede.

No final só quero levar o benefício deste processo mágico ao maior número de pessoas possível. Uma doença me trouxe até aqui e eu agradeço a ela por isso. Para que a rotina não apague as vidas de outras pessoas, entrego meu conhecimento para que as seja possível existirem escolhas.

Cada um no seu tempo, todos estamos fadados ao sucesso e à felicidade.