Porque é tão difícil concretizar objetivos? Descubra.

Parece simples. Estabelecemos um objetivo, traçamos nossos planos e chegamos lá. Certo? Nem sempre.

Nos acostumamos a estabelecer nossos planos e, logo após isso, esquecê-los, ou caminhar em direção a eles apenas por um tempo curto. Pesquisas apontam que apenas 3% da população consegue se planejar e de fato atingir seus objetivos. Apesar de tentar, acabamos voltando à rotina e, como sempre, acabamos deixando as coisas de lado.

Em um estudo realizado pela Universidade da Califórnia do Sul voluntários foram questionados sobre a preparação de eventos no futuro como casamentos, viagens, apresentações no trabalho, etc. Entre eles, alguns fizeram da forma usual, medindo o prazo em semanas, meses e anos. Outros foram questionados a montar seus objetivos em um total de dias e não meses ou anos. Os resultados mostraram que além de mais motivados, as pessoas que apontaram seus objetivos em termos de dias sempre precisaram de menos tempo do que os outros voluntários para atingir objetivos similares.

Porque isso ocorreu? Pelo simples fato de que um dia é mais próximo da gente do que uma semana, mês ou um ano.

A falta de foco ajuda. Ao estabelecer um objetivo, normalmente ele muda em seguida ou algum tempo depois. A falta de estarmos presentes atinge em cheio nossos objetivos. Pensamos sempre no passado que deu errado e no futuro que pode dar certo ou não. E deixamos de lado a única coisa que pode nos ajudar a fazer as coisas direito: o agora.

Ficarmos presos no passado nos gera sentimentos que, em geral, são ruins (tristeza, raiva, ódio, remorso, vergonha, etc). Ficarmos presos no futuro (que pode ser que nem aconteça, uma vez que projetamos diversos futuros possíveis) nos gera ansiedade. Assim, com um pé no passado e um olho no futuro terminamos por dar mais escorregadas no presente. É um ciclo que se alimenta constantemente.

Então, como atingir objetivos? Trace seus planos da melhor forma e esteja sempre presente e atento à sua tarefa atual para que ela seja feita da melhor forma possível. Satisfeito com o resultado, ela será um passado bom e trará um futuro bom. Tudo se renova.

Porém atenção: a nossa janela de oportunidades é agora. Nunca saia do presente. Isso pode até parecer estranho, mas uma autoanálise mostrará que as vezes estamos no presente sim, mas com a cabeça sempre em outro lugar.

Falaremos de presença em um futuro breve. Já coloquei isso como objetivo a ser atingido. 🙂