Fuja da rotina em 5 dias essenciais antes que ela te mate

A rotina nos faz criar raízes. O conforto que ela traz, no primeiro momento, pode parecer algo agradável. Porém, note em si mesmo: você já se pegou cansado por fazer o mesmo, nos mesmos horários, para as mesmas pessoas.

Aposto que você já se perguntou: “Porque essa pessoa ao meu lado faz sempre as coisas do mesmo jeito? Porque eu faço assim também?”. A rotina nos leva à zona de conforto e convenhamos… todos sabemos o quanto é difícil sair dela. Algumas pessoas até confundem a zona de conforto consigo mesmas e, definitivamente, nunca terão a oportunidade de ver que o mundo é mais colorido do que elas imaginam.

Conseguir escapar da rotina, como tudo na vida, demanda uma certa dose de disciplina, esforço e dedicação. Nada muito agudo, porém, suficiente para tirar a poeira do lugar.

Apesar do futuro incerto (fora da rotina), as pessoas dizem que existe vida lá fora. Prepare-se para sair dessa prisão.

AS DICAS

As dicas são simples. Se a ideia de fugir da rotina te incomoda, ok. Pode parar de ler o texto neste ponto. Caso queira prosseguir, vamos lá:
  1. Autoconhecimento: O autoconhecimento nos traz algo fabuloso: saber aonde nosso calo aperta. Conhecermos a nós mesmos nos dará a vantagem de saber como trabalhar para que tenhamos êxito na tarefa. Olhe para si mesmo com um olhar crítico (sem a negatividade da palavra). Faça uma autoanálise e veja o que você mesmo vem fazendo nos últimos tempos que pode ser mudado para melhor.
  2. Teste sua presença: Deixe a voz de dentro da cabela (aquela que vive reclamando de tudo) quieta. Atenha-se ao que você está fazendo no momento. Não existe passado que possa ser mudado nem futuro que já está escrito. Então, aquele cenário de catástrofe que você inventa a cada momento, pode nem existir. Na vida, somos hoje um reflexo do que éramos ontem e seremos amanhã o que estamos plantando hoje. Ou seja: é no presente que as coisas se resolvem.
  3. Entenda sua ansiedade: A ansiedade é gerada justamente pela falta de presença. Note que este sentimento é criado a partir do momento em que uma projeção do futuro é criada a partir do presente. Esta previsão faz com que você atue de determinada forma, ou mesmo mude de humor. Porém, esta projeção pode nunca vir a acontecer. Entender a sua ansiedade tem muita relação com calar a voz interior que vive nos cobrando e dizendo que as coisas irão mal. Foco no presente.
  4. Faça igual, mas diferente: Procure alternativas. Faça as mesmas coisas de formas diferentes. Isso fará com que seu cérebro atue de forma diferente para chegar ao mesmo resultado.
  5. Pare: Tem gente que nunca desliga e as vezes apaga. Quando acorda (se acorda), o tempo já passou, os filhos cresceram, a idade chegou e…. a vida não foi o que esperávamos. Triste. Pare e olhe ao seu redor. O mundo é muito grande para acreditarmos que os nossos problemas são os piores.
Espero que estas dicas sejam úteis. Elas não tem a intenção de resolver todos os problemas, porém, elas me ajudam a levar uma vida melhor.
A vida é boa e curta demais para deixarmos a rotina tomar conta. 🙂
Até a próxima!