Fé. Você tem na sua carreira?

Esqueça o sentido religioso, não é dele que vamos conversar agora. Nossa conversa é sobre fé, mas a que utilizamos todo dia, no nosso trabalho, nas nossas atividades… na nossa vida.

Ultimamente é comum nos auto sabotarmos muito. Começamos animados diversos projetos e, com o passar dos dias, vamos perdendo a energia, novas coisas surgem, novas emergências. No final, não terminamos o que começamos.
Mas o que isso tem a ver com a fé? Bastante. Tornar comum começar e não terminar algo faz com que, cada vez mais, fiquemos desacreditados por nós mesmos. Afinal, pra que começar se eu já sei que não vou terminar? Isso cria, logo de início, um desânimo que toma conta da gente e nos impede de seguir. É como se fosse uma corrente que nos segura, uma âncora que nos fixa no lugar. Alguns chamam isso de zona de conforto, outros de falta de auto conhecimento. Tudo, sempre baseado na falta de fé em nós mesmos.

Já foi dito que “… o homem de gênio, que persegue a realização de um grande empreendimento, triunfa se tem fé, porque sente em si mesmo que pode e deve triunfar, e essa certeza íntima lhe dá uma extraordinária força.”. Exemplos existem aos montes de pessoas que saíram do nada e conseguiram atingir um sucesso imenso. De fato, o que existe de diferente entre eles e nós? O que faz deles pessoas de sucesso? Porque eles conseguem terminar o que começam? A fé em si mesmo é uma das respostas.

Existem também as pessoas que são hiper realizadoras. Em certo grau, isso pode ser um problema (podemos falar disso em outro artigo). Porém, o que faz dessas pessoas hiper realizadoras é que elas não duvidam da sua capacidade de concretização. Os caminhos aparecem. Caso o caminho da concretização seja tortuoso, tudo bem: um plano de ação bem definido pode ajudar. E ele será seguido. Existe fé e, claro, junto dela, ação.

Agora, traçando um paralelo claro: “se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará“. Porque então não tê-la? Falo da fé em nós mesmos, sem significado religioso. A fé que nos move, que nos faz levantar todo dia e ir ao trabalho. É ela que nos fará pessoas de sucesso. É a sua falta que nos faz tristes pela não realização de planos.

Eu tenho fé. E você, tem? O sucesso está em suas mãos.