Faltou motivação? Vire este jogo com estas 5 dicas de coaching

Me responda um pergunta: Você tem sentido falta de motivação ultimamente?

Se a resposta foi um “sim”, você não está sozinho. A consultoria 4Hunter fez uma pesquisa e constatou que 55% das pessoas se dizem desmotivadas. A maioria, homens (62%). Os motivos são vários. Entre eles aparecem o salário abaixo da expectativa, falta de reconhecimento profissional e o clima pesado na organização.

Atualmente a falta de motivação parece ser uma doença crônica. As pessoas passaram a conviver com ela e acharem que isso é normal. Apesar disso, estar desmotivado deveria ser encarado como um sinal de que algo anda errado e que, por isso, merece atenção.

A motivação é uma porta que se abre por dentro. Cursos e metodologias de RH ajudam, claro. Porém, mesmo após um treinamento bacana, ou uma palestra emocionante, a tendência é que os níveis de motivação voltem ao que eram antes caso a atitude de cada um não reflita um novo pensamento. Você deve estar pensando: “meu amigo, se fosse fácil eu já teria feito”. Concordo 100%. Porém, pense que, por ser difícil, a vitória será ainda mais saborosa.

Para vencermos juntos, separei algumas dicas simples, utilizadas em muitos processos de Coaching para colocar as pessoas para trabalhar por si mesmas:

  1. Conhece-te a ti mesmo: Lembra que ‘a motivação é uma porta que se abre por dentro’? Então, o primeiro passo é o autoconhecimento. Neste momento tudo e todos farão o máximo possível para que você não siga em frente, principalmente um monstro chamado “zona de conforto”. Sair do lugar dói e exige disciplina. Comece a se auto analisar para descobrir o que te faz sentir bem no trabalho e o que te deixa zangado. Ao identificar, comece a adaptar seu trabalho para que ele te traga prazer. Se você gosta de ajudar as pessoas, procure atender a todos com alegria e um sorrisão no rosto. Se você gosta de trabalhar sozinho e prefere a excelência de uma entrega perfeita, informe isso ao seu chefe e busque adaptação no seu dia a dia. Anote tudo para nunca mais esquecer. Este autoconhecimento trará os valores pelos quais nos movemos. Eles são a chave para o nosso sucesso.
  2. Disciplina, disciplina e mais disciplina: Lembra que no item 1 estava escrito que a zona de conforto vai querer fazer com que você não se mexa? O melhor remédio é a disciplina. Foco no seu resultado, afinal, o maior beneficiado será você mesmo.
  3. Planeje-se: A frase “para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve” é excelente. Estabeleça uma meta. Se, por exemplo, sair e chegar no horário te fazem bem, sua meta pode ser “conseguir chegar e sair no horário ao menos 3 vezes na semana”. Comece pequeno para que as conquistas sejam executáveis e atingíveis. Ninguém vira mestre da noite para o dia.
  4. Execute: Planejar faz bem pois nos dá um bom norte. Porém, sem a execução, não saímos do papel. Como disse o (ótimo) Coach Geronimo Theml, “melhor feito do que perfeito“. Se quisermos que tudo seja perfeito antes de começarmos, nunca vamos sair do lugar.
  5. Melhoria contínua e resultado: Pense que o caminho será percorrido e esteja preparado para correções. Caso algo ocorra durante sua jornada que te tire do caminho, tudo bem. Respire e corrija sua rota para o rumo certo. Agora você já sabe aonde quer chegar e isso faz toda a diferença. O resultado é uma questão de tempo. Alguns poderão falar que “mas chegar lá demora”. Tudo bem.. o tempo não vai deixar de passar, e, passar este tempo sem fazer seria uma escolha boa ou ruim?

Estas dicas dão uma direção e, claro, não são a solução para todos os problemas. Infelizmente nada cai do céu e para atingirmos nossos objetivos sempre precisamos trabalhar muito.

Então, que tal trabalhar em prol de si mesmo?

Está lançado o desafio.

Mire no sucesso, atinja a felicidade!

Até a próxima.

 Fontes:
 
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/3-viloes-da-motivacao-do-trabalho-e-como-encara-los