Metas: Você sabe realmente estabelecer as suas? 6 dicas para fazer direito.

A pergunta do título deste artigo é simples, mas, ao mesmo tempo, difícil de ser respondida. Estabelecer metas é algo que fazemos todo ano, do seu início ao seu final. No começo do ano queremos emagrecer, ganhar mais, ser mais felizes, entrar na academia. Durante o ano, queremos um cargo melhor, mais paz, um chefe ou funcionários menos chatos. Planejamos férias e momentos de trabalho futuros. Porém, como é tão comum, muitas destas metas não saem do papel (ou da nossa cabeça).

As metas existem, certo? A resposta pode ser: Apesar de acreditarmos que sim, elas não existem. O que existem são intenções que nem sequer chegam a se transformar em metas. A Wikipedia informa que uma Meta ou Objetivo nada mais é do que “um fim que se quer atingir”. Porém, a sua definição de forma que ela possa, de fato, se tornar um plano de ação, é algo mais concreto que, na maioria das vezes, as pessoas nem sequer chegam a realizar.

O que estamos fazendo de errado então? Simples. Nossas metas provavelmente são muito genéricas para serem levadas a sério. Veja as dicas abaixo. Elas são utilizadas em processos de Coaching para a definição de objetivos e planos de ação reais, efetivos e que podem ser seguidos de forma clara, direta e sem rodeios.

  1. Seja direto: Proponha um objetivo concreto. Nada de “emagrecer” ou “ser feliz”. Seja direto no que você deseja. Se for emagrecer, proponha-se “quantos quilos e em quanto tempo?”. Se for “ser mais feliz”, pergunte-se “no trabalho, na vida pessoal, fazendo caridade?”.
  2. Seja sincero: Sincero? Sim. Consigo mesmo. Estabelecer um objetivo grande demais pode frustrar seus planos antes da sua conclusão.
  3. Tenha uma data: OK. Definimos um objetivo. Agora a pergunta: “Pra quando?”. Estabelecer uma data fará com que você se mova em direção à conclusão da sua meta, uma vez que ela tem data de conclusão. Novamente, seja sincero. Estabelecer um prazo muito curto ou muito longo pode atrapalhar.
  4. Responsabilize-se: Procure estabelecer metas onde você seja o responsável pela sua execução. Metas que envolvem decisões que fogem ao seu controle, como por exemplo, “ganhar aumento” ou “ser promovido” podem ser frustrantes.
  5. Comemore: Estabeleça pontos de comemoração na sua caminhada. Em certos momentos é bom comemorarmos as pequenas conquistas que nos deixam mais próximos dos nossos objetivos. Comemorar demais ou de menos não vale.
  6. Mãos à obra: Após isso, comece a trabalhar. Viva seu objetivo diariamente. A partir de agora ele será como sua religião ou seu time de futebol: indiscutível. Foco, disciplina e motivação.

A definição de metas é simples. A automotivação depende de cada um de nós. É comum nos sabotarmos no caminho. Discutimos isso no artigo “Porque você se auto-sabota?” da semana passada.

Apesar deste texto ser curtinho, a definição de metas é algo complexo, porém factível. Os recursos que precisamos para nossa própria evolução já estão conosco.

Some conquistas, meu amigo.