Dia ruim? 6 dicas para melhorá-lo rapidamente.

Sabe aqueles dias em que você preferiria não ter acordado? Onde qualquer olhar diferente já gera um sentimento de “putz…” e, como você acabou de acordar, você sabe que vai ter que, obrigatoriamente, enfrentar um dia inteiro de trabalho pela frente. É engraçado, mas tudo parece dar errado. As coisas caem da mão, tudo enrosca, as pessoas não respondem seu “bom dia”, conhecidos seus te olham mas não te enxergam, a máquina de café não tem café.. e por aí vai.

Pois é. Todos passamos por isso. Todos temos altos e baixos. Não existe mundo cor de rosa onde só existem coisas boas e sentimentos de animação, motivação e tudo mais. Somos humanos e, como humanos, nossa vida e nossos sentimentos refletem o que ocorrem conosco no dia a dia. Apesar disso, todos sabemos que isso não leva a nada e nem eu nem você deixaremos de passar por esses desfiladeiros de tempo fechado em nosso humor.

Como estou passando por um deles neste exato momento, parei para refletir enquanto ia até a cafeteria pegar algo para comer no café da manhã. Será que existe forma de sair desse pântano o mais rápido possível?

Após me questionar isso, me lembrei de alguns artigos que escrevi. Neles eu relatei formas de relaxar pela meditação (Meditação: salve seu dia a dia e sua saúde. É simples.) e, também, sobre como o mau humor pode afetar muito a nossa própria carreira (A cauda longa do mal humor no trabalho.). Portanto, é sabido que ficar de mal com a vida faz mal. E, também, que a diferença entre a realização e a intenção é justamente deixar de lado a reclamação e passar à ação.

Assim, se seguirmos este passos abaixo, a nossa chance de mudarmos nosso humor e nosso dia serão melhores:

  1. Acalme-se e medite um pouco: A meditação acalma e faz bem para o corpo todo. Vá a um lugar tranquilo (ou menos barulhento) e tente fechar os olhos e meditar um pouco. Veja este vídeo com as dicas para meditar: Aprenda a meditar em 4 passos.
  2. Seja educado com todos (sem exceção): A educação é a alma do negócio. Ninguém merece receber má educação gratuita. Esforce-se em ser educado neste momento e, inclusive, adicione um sorriso no seu rosto. As pessoas, por padrão, refletem o que elas enxergam nos outros. Então, coisas boas atraem coisas boas. Lembre-se do que disse o profeta: Gentileza gera gentileza.
  3. Não julgue: Está escrito em Mateus, 7:1: “Não julgueis, para que não sejais julgados.”. Você é religioso? Hora de colocar em prática. Você não tem religião? Hora de colocar a mão na consciência.
  4. Dê risada: O humor cura. Se não curasse, os Doutores da Alegria não teriam tanto sucesso emocional, psicológico e científico. Faça a sua parte.
  5. Respire: Nossa respiração reflete quando estamos em um estado alterado de ânimo. Então, mude sua respiração e leve-a a um estado mais calmo e constante. Respire inflando o abdômen (sim, a barriga). Faça isso lentamente e expire lentamente também. Isso acalma que é uma beleza.
  6. Cobre-se menos: A cobrança é algo terrível. Ela nos consome. Hoje, dê-se uma folga. Faça seu trabalho com responsabilidade, claro. Mas faça-o com a cabeça mais fresca. Você verá que somos nós mesmos que criamos muitos dos monstros gigantes que aparecem em nossa vida.

Una todas as dicas acima e coloque-as em prática no seu dia
. Se alguém ao seu lado está meio “azedo” hoje, peça que ele siga estas dicas. Se o “azedo” é você (me incluo nessa hoje), utilize as dicas. Eu já estou utilizando. As coisas parecem menos cinzentas agora.

Espero que estas dicas acima te ajudem. Ao final do dia, se você se lembrar, faça um balanço do uso das dicas. Eu farei! 😉