A regra do 80/20: Otimize seu LinkedIn em 4 dicas.

Todos sabemos que o LinkedIn, hoje, é a maior rede social voltada ao networking profissional. É uma rede altamente dinâmica onde novos postos de trabalho são disponibilizados, atualizações de status profissionais são comunicados a milhares de pessoas com apenas um click, dicas e conselhos são ensinados e aprendidos diariamente. É uma ferramenta fantástica.Porém, assim como todas as demais redes sociais, o LinkedIn sofre do estigma de apenas ‘mais uma’ rede social. Os profissionais acabam confundindo a forma de interação no LinkedIn com as formas de interação social em outras redes, como Facebook, Google+ e Instagram, por exemplo. Estas atividades similares tiram o foco do motivo pelo qual o LinkedIn foi criado: colocar as pessoas em contato, com uma conotação profissional (e não apenas como passatempo).

Apesar disso, somos focados, sabemos o que queremos e conhecemos o perfil da rede, certo? Atuamos com um viés profissional no LinkedIn, certo? Porém, não obtemos o resultado que gostaríamos: mais visualizações em nossos perfis, mais pedidos de conexão, mais chances de emprego. Certo? A resposta para todas estas questões é: sim.

Então, como utilizar a rede da forma correta, sem perda de tempo e com um aumento máximo de resultado? Esta é uma questão difícil de se responder, mas que, a princípio, tem solução prática e simples.

Após um estudo do perfil psicológico de uso do LinkedIn, verificamos que, com apenas algumas atitudes simples, é possível multiplicar suas visualizações e pedidos de conexões. É possível utilizar o princípio de Paretto para termos 80% de retorno para apenas 20% de atividade.

Vamos às dicas:

  1. Participe dos grupos certos: Participar dos grupos certos é fundamental. Envolva-se em temas que você tem afinidade e conhecimento de sobra para passar aos outros. Isso vai fazer com que você domine os assuntos que estão sendo tratados no grupo e tenha mais chances de contribuir e ser questionado a respeito.
  2. Se envolva em discussões dos seus grupos: Quanto mais seu envolvimento for lido, mais fãs você terá. Suas contribuições devem ser boas e úteis à discussão. Coloque-se à disposição para discussões produtivas. Elas gerarão bons frutos para você.
  3. Comente status da sua timeline: Aqui é mais ou menos como ocorre no Facebook. Vivencie sua rede e valorize os comentários das pessoas na sua timeline. Isso fará com que ele apareça na sua timeline, das pessoas que publicaram o status e das pessoas que interagiram com este status ultimamente. É um comportamento viral que deve ser considerado.
  4. Efetue posts úteis: Nada de fotos de gente bêbada na sexta-feira. Bichinhos também não agregam. Lembre-se que o LinkedIn é uma rede profissional e seu conteúdo deve ser o mesmo. Utilize postagens úteis. Você será lembrado por isso.
Mesmo estas atividades devem ser feitas criteriosamente. Seus posts e comentários devem fazer parte de você e refletir a forma pela qual você vê as coisas.Além das dicas deste artigo, desenvolvi um eBook que dá ainda mais dicas e mudará, definitivamente, a forma pela qual você encara e atua na rede.

Seja inteligente e utilize a ferramenta com inteligência. Seus resultados serão excepcionais. Eu garanto.

Ainda resta alguma dúvida? Leia mais artigos em www.rodrigopace.com.br. Vamos discutir o tema para gerar um conteúdo melhor e que ajude ainda mais pessoas. Participe!