Se deu mal? … viva a experiência! 4 passos para seguir em frente.

Você já se preparou muito para algo e, de repente, viu que toda a sua preparação foi desnecessária? Você estava feliz e trabalhando quando, de repente, foi demitido? Ou então queria muito algo, tudo estava indo bem para que seus planos se concretizassem e…. do nada… fim? É. Você não é o único. Isso ocorre todos os dias com muita gente. A diferença entre as pessoas é que algumas reclamam e outras constroem vida. E viva a experiência!

O nosso dia a dia é cheio dessas coisas. Parece que peças nos são pregadas só para ver como reagimos. As vezes até conseguimos, com um certo esforço, enxergar alguma lógica em tudo. O que ocorreu ontem, somado ao de hoje cedo, mais o que aconteceu a tarde… tudo parece muito interligado para fazer com que a gente se dê mal. Seria cômico se não fosse trágico.

Conheço muita gente que enfrenta estas situações das mais diversas formas. Conheço pessoas que reclamam, gritam e esbravejam como se realmente alguém estivesse querendo puxar seus tapetes. Também conheço gente que nem liga para o que ocorre. É como se aquilo não houvesse existido em suas vidas. Existem outros que refletem a respeito dos fatos.

As experiências, boas ou más, são sempre enriquecedoras. Isso depende apenas do que as pessoas extraem de tudo. Não estamos falando de complexo de Pollyanna, e seu “jogo do contente”. É bom extravasarmos os sentimentos para que eles nos façam mal depois. Porém, mesmo olhando pelo lado “contente” ou xingando um pouco, devemos tirar as lições que nos servirão de base para evoluir como um todo, seja na vida, seja na carreira.

Uma chamada de atenção do chefe por algo não necessário, uma demissão que ocorra sem esperarmos e sem justificativa ou qualquer outro fato, normalmente serve para nos levar em frente. Se soubermos processar corretamente os buracos e as pedras no nosso caminho, sairemos fortalecidos sempre. Aposto que todos tem amigos que após uma demissão injusta ou algo parecido, não passaram por isso em pé e, em pouco tempo já estavam até melhores do que antes. Todos já passamos por isso. E vamos passar mais vezes.

Ao acontecer com você, faça o seguinte:

  1. Saia da zona de conforto: Essa é a parte mais complicada, e por isso mesmo, a primeira. Algo que o incomoda deve servir de combustível para a sua boa mudança. Na nossa vida profissional muita gente se prende à zona de conforto. Quando se dá mal então, a pessoa se acorrenta. Mexa-se imediatamente. Não dê bobeira.
  2. Faça a sua limonada: Utilize os “novos conhecimentos” ao seu favor. Reforce suas defesas contra os tombos já conhecidos, some as coisas e adapte-se. Ficar chorando não resolverá seus problemas. Reclamar também não. Novas experiências lhe trarão novas oportunidades. Pergunte-se: “O que estou fazendo, na prática, para a minha volta por cima? Minha atitude vai me levar a algum lugar?“. Seja sincero na resposta, pois você será o único prejudicado mesmo com uma mentirinha leve.
  3. Chore, mas cresça: Guardar sentimentos é tão ruim quanto não senti-los. Eles podem explodir e fazer muito mal a você. Se algo ocorrer,  chore sim. Reclame sim. Grite. Depois, chute o ocorrido para o lado e siga a sua vida.
  4. Não prenda a si mesmo: Continuando o item 3, não prenda-se ao passado. Prender-se indica que você não está preparado para caminhar em frente. Barco não navega ancorado. Esqueça, por mais difícil que seja. Valorize sua experiência e siga sua vida. Guardar rancor no trabalho e na vida é dar atestado de falta de foco. Se o ambiente de trabalho, por exemplo, está ruim, saia dele. Simples assim. Seja sincero consigo mesmo. Você é inteligente o suficiente para medir os benefícios e malefícios que um ambiente de trabalho ruim pode lhe trazer.
Portanto, aproveitemos as situações sem melindres. Ninguém é coitado. Utilize os tombos para fortalecimento e bola pra frente.

Foco.