Medo de falar em público? 5 dicas para melhorar sua performance.

Eu sempre fui tímido. Muito mesmo. Tão tímido que evitava falar com pessoas que eu não conhecia por medo de reprovação ou mesmo pela chance de me colocar em situações inesperadas onde eu ficaria, teoricamente, ‘exposto’.

Na época da faculdade me vi em maus lençóis. Para desenvolver meus conhecimentos e as novas descobertas a respeito da minha profissão, fui levado a um imenso desafio: falar em público. Lembro-me como se fosse hoje: meu momento de falar chegando, mãos tremendo, suor frio, falta de ar, vontade de sair correndo, entre milhares de outros sentimentos estranhos.

Porém, a partir deste momento vi que para aproveitar melhor as chances que estariam por vir em minha carreira, eu deveria sim saber falar em público. Mas não como um palestrante profissional ou como um comediante de standup. Eu deveria aprender a passar meu recado da forma correta, com simpatia, confiança e qualidade.

Para isso, ainda na faculdade, busquei melhorar a mim mesmo. Sem saber, eu estava treinando para uma das mais importantes atividades que realizamos em nossas profissões: a comunicação (com qualidade).

Olhe à sua volta. Aposto que você conhece alguém que é um comunicador bom, uma pessoa que sabe dar seu recado de forma clara e objetiva. Esta pessoa, eu também aposto, é sempre convocada para apresentar resultados da equipe ou mesmo está sempre marcando presença nas reuniões que participa. Sua timidez é baixa nestes momentos e, claro, ela colhe os frutos desse dom. Certo?

A resposta é: Certo. Porém, ninguém nasce sabendo falar em público. Posso garantir que o treino traz a excelência. Você, assim como eu, por não conhecer o ambiente ‘se apresentar em público’, foge da situação. Porém, uma vez que isso se torne comum em sua vida, sua área de conhecimentos será maior e, por fim, falar em público deixará de ser um martírio para passar a ser algo normal. Foi assim comigo e será assim com você.

A dica que deixo para controlar sua ansiedade, medo, calafrios, etc é: treine muito. Treine sempre que possível. Combata sua timidez pois ela tem cura. E a cura depende de você.

Siga estas dicas abaixo e comece a plantar suas novas habilidades. Como tudo o que é plantado, a colheita demanda paciência. É como disse Thomas Edison: “Tudo vem para aquele que é ativo enquanto espera.”. Saiba esperar, ativamente.

  1. Reconheça que está nervoso: O primeiro passo para a mudança é a aceitação. Reconhecer que está nervoso fará com que você passe a aceitar seu nervosismo. Identifique o que o deixa nervoso: É o medo de errar? É o medo de não ser aceito? É o medo de parecer ridículo? É o medo de não ser bom? É falta de confiança em si mesmo? Uma vez reconhecido seu medo, repita a seguinte frase: “Está tudo bem. Este sentimento que tenho é um medo de …………. (descreva seu medo). Este medo não tem razão de ser porque estou preparado e terei sucesso. Todos gostarão da minha apresentação. Este medo não me aflige mais.”. Esta frase poderosa vai fazer com que você se acalme. Tente e verá. 🙂
  2. Treine com amigos: Com seus amigos você é tímido assim? Creio que não. Então, nada melhor que utilizar a amizade para superar seus desafios. Diga a seus amigos que você quer treinar falar em público e que precisa da ajuda de todos. Apresente um tema simples e que você domina. Fale de improviso e, em uma próxima rodada, produza algum conteúdo como se fosse uma apresentação em um evento. Esta atitude fará com que você sinta a sensação de se apresentar em público (mesmo sendo para os amigos). Como seu público é conhecido, você ficará mais calmo e começará a entender seus sentimentos. Novamente, se ficar nervoso, repita a frase da dica 1. Com o passar do tempo você ficará mais acostumado a reunir pessoas para se apresentar. E isso refletirá no seu desempenho com um público geral.
  3. Filme-se: Essa é uma parte difícil, mas engraçada. Treine sozinho e filme seu desempenho. Monte textos curtos, também conhecidos como teasers, e filme-se. Após a filmagem, verifique seu desempenho. Você se mexeu muito? Você tem algum tique nervoso? Sua respiração estava errada? Sua voz era clara? A dicção era boa? Você articula bem as palavras? Tudo isso o ajudará a corrigir pequenos defeitos que farão muita diferença na hora da apresentação. Fique atento a si mesmo.
  4. Conheça seu público: Saber qual é o perfil do público que irá assisti-lo é uma ótima ferramenta para controlar a ansiedade. Ao conhecer seu público você poderá adiantar eventuais perguntas que serão feitas durante a apresentação. Desta forma você se preparará mais e se apresentará com maior confiança e assertividade. Faz parte do trabalho do palestrante a realização deste estudo prévio. Seja profissional (ou pelo menos responsável): faça seu dever de casa para não passar sufoco na hora da apresentação.
  5. Envolva seu público: Tente criar uma conexão entre você e seu público. Isso cria um ótimo canal de comunicação entre vocês e garante que todos estarão interessados no que você tem a dizer e estarão atentos. Isso se chama ‘rapport‘. Crie esse rapport com seu público. Para isso, envolva-os. Durante a apresentação cite exemplos em que seu público se encaixe. Traga o dia a dia deles para dentro da sua apresentação. Conte a sua história, mas faça-os acreditar que você está contando a história deles. Compreende? Use casos, histórias, questões para reflexão. Todas estas são ferramentas que trazem a atenção do público para você. Jogue com a psicologia. Prenda a atenção da forma certeira.
Utilizando estas 5 dicas você poderá finalmente matar o que vem lhe matando. Assim como muita gente, eu sou tímido. Hoje, graças ao treino, eu sou um tímido controlado, porém, o frio na barriga sempre vem. Mas isso é normal. Você acabará se acostumando a ele.

Treine. Envolva-se em situações onde apresentações são necessárias. Somente assim você se testará. Caso nada saia da forma que você imaginou, tudo bem. Continue treinando. É comum querermos tudo para ontem, mas, como sabemos, as coisas vem conforme nosso desenvolvimento. Tenha calma que você conseguirá.

Foco na palestra! 🙂


Fontes

https://www.linkedin.com/pulse/article/20140918134337-69244073-overcoming-the-fear-of-public-speaking