Decifre o mapa da mina do seu sucesso profissional – Parte 3 de 3

São apenas 3 passos para seguir seu sonho. Simples assim. O dinheiro virá. Confie.

Deixe-me adivinhar: Ao ler a frase acima, você deve ter falado automaticamente “Ahã… espertão. Fique sem dinheiro e com o seu sonho, que eu, fico com o dinheiro e pago minhas contas em dia”. Concordo. Eu também penso assim.

Então, porque começamos o texto assim? Simples. Se você seguir seu sonho, o dinheiro virá como consequência. Pode levar tempo (e geralmente leva), mas o dinheiro vem. Aposte nisso.

Porém, como solucionar esta equação, uma vez que todos temos contas a pagar e, normalmente, a fonte de nossa renda não é a mesma da fonte dos nossos sonhos? A solução é pensar em algo paralelo, ou seja, o seu trabalho atual sustentará a realização do seu sonho profissional por um tempo até que você e seu sonho tenham condição de manterem-se sozinhos. E, uma vez que este momento chegue, você terá a oportunidade dourada da escolha.

Basicamente podemos dividir este sonho em 3 passos simples:

Passo 1: Transformando o sonho em ação: Identificação e início da caminhada
Passo 2: Ganho de velocidade
Passo 3: A liberdade

Falaremos dos 3, de forma separada para que tudo fique bastante claro e simples.

Após ler a parte 2 desta série de artigos, pegue um caderno, um lápis e uma borracha. Anote suas considerações, insights e checklists assim que for identificando os pontos importantes durante a sua leitura e reflexões. Segundo Edgar Dale, o criador do cone do conhecimento, se você apenas ler algo, você absorverá apenas 10% do seu conteúdo. Já se você ler, escrever, discutir o tema com alguém e praticar suas ações, você absorverá 90% do conteúdo. Ou seja, vivencie sua evolução e você terá sucesso. Veja:
cone do aprendizado
Vamos aos passos.

PASSO 1: TRANSFORMANDO O SONHO EM AÇÃO: IDENTIFICAÇÃO E INÍCIO DA CAMINHADA

 O primeiro passo, antes de mais nada, é acreditar. Se você não acreditar que vai dar certo, é inútil correr atrás. Thomas Edison disse que “Tudo alcança aquele que trabalha duro enquanto espera”. Portanto, a sua espera até a realização conterá muito trabalho. “99% de transpiração e 1% de inspiração”, lembra-se? Faça com que a sua vontade de vencer seja a alavanca do seu próprio sucesso.

Após responder às questões na parte 2 desta série de artigos, fazer suas anotações e refletir a respeito das respostas, você já deverá ter uma ideia boa das suas motivações, valores, afinidades, etc. Isso é importante para que seu caminho seja algo possível de ser completado. Parabéns! Seu mapa da mina para o sucesso está completo.

Essa identificação é fundamental para que o início da caminhada seja perfeito. A sua sinceridade e seriedade em responder aos questionários depende do quanto você está interessado em sair dessa zona de conforto. Afinal, se você trabalhar “mais ou menos”, seu resultado também será “mais ou menos”.

Porém, atenção. Quando eu respondi a estas questões, eu me vi encantado pelos resultados que poderiam ser alcançados. Isso me fez ter uma explosão de determinação e, por consequência, fez com que eu atropelasse algumas coisas. Infelizmente, por conta disso, eu acabei atrasando meu processo ao invés de acelerá-lo. A dica de ouro é: Estabeleça sua caminhada e dê um passo por vez. Não tente encurtar caminhos a não ser que você tenha realmente certeza de que isso lhe trará resultado.

Para iniciar sua caminhada a recomendação é: Faça um checklist das suas metas. Isso fará com que você veja realmente o que deve ser feito e, caso necessário, faça mudanças durante a caminhada. O seu mapa da mina não é algo fixo. Ele é adaptável para se encaixar na sua vida atual, de forma que você possa, como veremos no passo 2, trabalhar em paralelo com seu emprego atual.

O começo é sempre complicado. Pode ser que ocorram alguns contratempos até que você consiga encaixar as suas atividades diárias com seu plano de desenvolvimento. Porém, não desista.

PASSO 2: GANHO DE VELOCIDADE

Como dito, o começo é realmente complicado. Demandará muita energia, concentração, disciplina e seriedade. Porém, uma vez que você passe a viver os passos do seu mapa do tesouro, as realizações e boas consequências surgirão naturalmente. Fique tranquilo.
De tempos em tempos reveja seu plano. Ele funcionará como um plano de negócios que precisa de revisão constante. Esta revisão serve para pequenos ajustes de rota. Além destes ajustes, você poderá ter contato com as partes esquecidas do seu mapa. É natural focar determinadas partes, uma vez que preferimos, naturalmente, completar as partes mais fáceis e deixar as mais difíceis para depois.
Portanto, fica a dica: revise seu plano em intervalos regulares, por exemplo, a cada 3 meses. Isso fará com que você mantenha a saúde do seu projeto em dia.Ao revisar seus planos, anote também suas conquistas e comemore-as. É muito importante comemorar suas vitórias. Estas comemorações servirão como um reforço positivo da sua caminhada. Além de dar um gás extra, psicologicamente falando. As pequenas vitórias também são vitórias, mesmo sendo pequenas.

Ao realizar esta revisão periódica e vivenciar seu plano diariamente, ele consequentemente ganhará velocidade e se tornará real. Seu final não será mais um sonho e você poderá ver, realmente, que trabalhar (e ter rendimento) fazendo o que você realmente ama é perfeitamente factível.

E o melhor: seu trabalho atual é a base estável na qual você construirá seu sonho. Valorize, portanto, seu trabalho atual pois ele é a chave do seu sucesso.

PASSO 3: A LIBERDADE

Dê seu grito de independência. Neste nível, após criar seu mapa da mina, vivenciá-lo e executá-lo diariamente (além de revisá-lo periodicamente), você certamente já estará em um nível ideal (ou muito próximo) de poder trabalhar apenas com o que mais o realiza.No meu caso, eu me encontro no passo 2. Mais especificamente na passagem do passo 1 para o 2. O caminho é longo e complicado, porém, não desisto.

O meu plano possui apenas um porém: eu pretendo continuar trabalhando em meu ofício atual e também no que identifiquei como uma paixão. Isso porque eu também amo meu trabalho e fui privilegiado com a descoberta de uma nova paixão.

Mas se este não é o seu caso, siga seus planos com amor.

Links das partes 1 e 2 deste artigo:

Clique para acessar a Parte 1.

Clique para acessar a Parte 2.

Curta: fb.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH | Visite: rodrigopace.com.br

 Agradecimentos

Obrigado aos amigos de sempre pelo apoio! :)Mauro Malcher
Ronaldo H. Silva
Alexandre R. Surian, e
Leonardo Cassemiro

Fontes