Decifre o mapa da mina do seu sucesso profissional – Parte 2 de 3

No seu processo de autoconhecimento é essencial, no momento correto, saber quais perguntas devem ser feitas para que, a partir de suas respostas, seja possível a construção de sua carreira baseada em pilares realmente válidos e fundamentais para sua vida: valores morais, raciocínio lógico e a busca por resultados coerentes e obtidos de forma honesta.

Neste artigo apresentaremos apenas 4 perguntas por tema. Apesar delas serem muito interessantes e suas respostas exigirem alguma reflexão, existem ainda mais perguntas que completam as visões apresentadas e interligam os assuntos uns aos outros. Estas questões serão apresentadas em um ebook a ser disponibilizado em breve. Aguarde.

A resposta das perguntas abaixo abrirá caminhos que você pode ou não ter considerado anteriormente. Seja sincero consigo mesmo nas respostas, afinal, você é o único interessado e o maior responsável pelo seu próprio sucesso profissional.

Pegue um caderno e uma caneta. Anote as questões e responda-as com a maior sinceridade, honestidade e coerência possíveis. Ser falso consigo mesmo é plantar algo que lhe trará má colheita no futuro.

ABRINDO SEU CAMINHO PROFISSIONAL

Saber por onde começar é importante. E saber quais as perguntas certas a serem feitas é fundamental. Abrir seus caminhos profissionais demanda além de cuidado, muita disciplina, dedicação e seriedade. Afinal, são a sua vida e o seu trabalho que estão em jogo. Adriano Lachovski disse, com razão, que o mais importante não é saber muito para ensinar, mas sim, saber muito para perguntar o que não se sabe.

Para começar a nossa busca pelo conhecimento. Veja as perguntas abaixo. Elas te ajudarão a encontrar algumas respostas que podem rondar sua cabeça de vez em quando. Seja sincero consigo mesmo:

  1. Qual é a sua meta ou aspiração no trabalho?
  2. Que resultados você quer alcançar?
  3. Como você vai saber que conseguiu isso?
  4. Quão importante é a realização disto para você?

A MOTIVAÇÃO

Um grande fator diferencial para conseguirmos atingir nossos objetivos é a motivação. Ela nos move e nos tira da zona de conforto. Estarmos motivados significa estarmos aptos a enfrentar os obstáculos encontrados com a intenção de ultrapassá-los. Sem motivação qualquer pedra em nosso sapato vira uma rocha impenetrável. Pense nisso. Sua motivação passará pelas respostas às questões abaixo:

  1. O que significa motivação para você?
  2. Pelo que você está ou é realmente apaixonado/a?
  3. O que vai lhe dar sensação de dever cumprido em longo prazo?
  4. O que a sua intuição está lhe dizendo?

OBSTÁCULOS

Aqui estão os principais fatores que desmotivam as pessoas. Ao encontrarem obstáculos em seus caminhos elas desistem de seus sonhos e caminhos profissionais planejados baseados em suas motivações. Ultrapassar obstáculos pode realmente ser difícil. Mas a história mostra que pessoas motivadas enfrentam tudo o que se apresentar contra suas metas. Identifique seus obstáculos e planeje como eles serão removidos do seu caminho:
  1. Se não houvesse impedimentos e limites, o que você faria para atingir suas aspirações profissionais?
  2. O que o impede de enfrentar o medo?
  3. O que está prendendo você neste momento?
  4. O que está impedindo você de dar um passo à frente em direção às suas metas?

ESTÍMULO

Uma vez encontrados os obstáculos, você deverá buscar estímulos que reforcem positivamente suas decisões. Estes reforços positivos atuarão, como um estímulo, para manter sua motivação em alta.
  1. Qual é o principal desafio para você no sentido de atingir suas metas?
  2. O que impede e o que ajudaria você a executar o seu melhor?
  3. Que decisão difícil, você não está tomando?
  4. Quais são as possibilidades que você está evitando nesta situação?

EXECUÇÃO

Após identificar todos os itens acima, é hora de colocar as mãos na massa. De que vale ter um mapa do tesouro se você não o seguir? Respondendo às questões abaixo você poderá, de forma definitiva, elencar uma a uma as medidas que você tomará para se colocar em movimento. Conseguir ou não depende unicamente da sua força de vontade. Saia do sofá, mexa-se.
  1. Que medidas você está tomando para cumprir seu plano profissional?
  2. Qual é o primeiro passo para você ir em frente?
  3. O que você vai fazer a seguir? 
  4. Como você vai medir e avaliar seu progresso?

RECURSOS

Nenhum exército vence uma batalha sem os recursos necessários: suprimentos, soldados, etc. Com você e seus planos para o sucesso não é diferente. Para cumprir suas metas você precisará de recursos. Responda às questões abaixo e identifique os que serão necessários para a sua boa luta:
  1. Que tipo de apoio você vai precisar para definir suas metas e atingir seus objetivos profissionais?
  2. Quais pesquisas mais você precisa fazer a respeito de seus objetivos?
  3. Que informação está faltando pra você atingir suas metas?
  4. Quais as falhas que você precisa sanar para poder avançar com qualidade?

DESAFIOS

Os desafios movem as pessoas, inclusive você. Estes desafios devem te direcionar, motivar, estimular e fazer com que você ultrapasse os obstáculos que se apresentarem durante sua vida profissional. Por meio das questões abaixo você poderá identificar claramente quais são os desafios e como você lida com eles.
  1. Como é que você se mantém responsável por suas ações?
  2. Qual é o seu maior desafio nesta situação?
  3. Quais as áreas que mais representam desafios pra você?
  4. O que impede você de alcançar seus objetivos?

CONFIANÇA

Uma pessoa confiante caminha na certeza de que cumprirá suas metas e que seus desafios serão todos eliminados. A pessoa confiante não teme obstáculos, está sempre motivada e busca os recursos necessários para o cumprimento das suas metas profissionais. Responda as perguntas abaixo para determinar seu nível de confiança:
  1. O que significa ter confiança para você?
  2. Quais são seus pontos fortes?
  3. Que qualidades significativas e importantes, as pessoas apreciam e respeitam em você?
  4. O que você faz que seja mais apreciados pelos outros?

FOCO

De nada adianta ter o mapa da mina, iniciar a caminhada em busca do seu tesouro porém, no caminho, se distrair com a primeira coisa que aparecer na sua frente. Manter o foco no seu alvo é primordial. Uma pessoa focada consegue trabalhar com temas em paralelo, porém ela mantém a atenção no que é realmente importante: o sucesso na carreira. Mantenha o foco.
  1. Como você vai manter a unidade e o foco?
  2. Quais são as prioridades que você vai focalizar sua atenção?
  3. Como é que você vai determinar o tempo para estas prioridades?
  4. Quais são os prazos para tomar essa decisão?

Você percebe como as coisas estão interligadas
? Sem saber onde você gostaria de chegar, você não chegará a lugar algum. Defina seus objetivos.Uma vez definidos, você precisará de foco, recursos, ser desafiado, manter a confiança em si mesmo, motivação e ter estímulos para ultrapassar os obstáculos que se surgirem no seu caminho rumo ao sucesso profissional.Não se esconda atrás de seus próprios medos. Tome a frente da sua carreira e da sua vida. O sucesso só depende de você.Leia mais artigos em www.rodrigopace.com.br e aperfeiçoe suas técnicas e conhecimentos para batalhar pelo seu sucesso. Seja inteligente e utilize seus conhecimentos ao seu favor.Como disse Sun Tzu em “A arte da Guerra”: “Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.”Diferencie-se.

A última parte desta série de artigos pode ser acessada neste link. Leia. Diferencie-se.

Não leu a primeira parte deste artigo? Clique aqui.


Curta: fb.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH | Visite: rodrigopace.com.br

 Agradecimentos

Obrigado aos amigos de sempre pelo apoio! :)Mauro Malcher
Ronaldo H. Silva
Alexandre R. Surian, e
Leonardo Cassemiro
Fonte: