Afinal, qual a diferença entre o coach, mentor e headhunter? Como eles podem te ajudar?

Atualmente existe muita confusão com o significado dos termos “Coach“, “Mentor” (não é o do He-Man) e “Headhunter“. Todos, eu sua essência, trabalham sob uma ótica voltada à carreira e ao desenvolvimento profissional de seus clientes, apesar do coach e do mentor poderem ir um pouco além.

Vamos, por meio deste artigo, desmistificar os termos e, de uma vez por todas, mostrar claramente o que cada um faz. Assim, quando você for questionado a respeito, ou mesmo quiser buscar mais informações sobre algum deles, você já terá uma ideia inicial correta e fundamentada. Chega de enganos e dúvidas.

Além de existir confusão entre os três termos, existe também confusão a respeito deles em relação à terapia. Nenhum deles tem a mesma função da terapia convencional que todos conhecemos (a desenvolvida por psicólogos). A terapia tende a focar experiências e sentimentos relacionados a acontecimentos passados na vida das pessoas. Já o coaching, por exemplo, é orientado ao ajuste de objetivos futuros (sejam eles profissionais ou não) e no encorajamento do cliente a seguir em frente e alcançar novas metas e realizações.

Vamos então às definições:

  • Coaching: Como dito acima, o coaching é orientado a objetivos futuros e encoraja o cliente a seguir em frente, em busca de novas realizações, sejam elas profissionais ou não. Ele tem como objetivo principal gerar o aprendizado das pessoas, estimulando-os por meio de perguntas desafiantes, sendo sempre orientado ao seu desenvolvimento. O Coach não orienta o seu cliente. Ele gera estímulos e trabalha com as motivações, valores e crenças de seu coachee, conduzindo-o à ação por meio do uso de fatores motivacionais pessoais importantes.
  • Mentor: O mentoring é sempre realizado por um profissional com grande experiência em determinado segmento de mercado (TI, por exemplo). A partir de suas experiências e formas de atuação, o mentor auxilia seu orientado em sua formação profissional, indicando seu foco de atuação no mercado de trabalho. Portanto, o mentoring é uma troca de experiências.
  • Headhunter: O Headhunter é uma pessoa ou empresa especializada na procura de profissionais ou executivos talentosos que estejam disponíveis para uma transição de emprego no mercado de trabalho. Norlamente os headhunters são pessoas muito experientes e com uma rede de contatos muito grande e influente. Eles utilizam seu prestígio para alcançar profissionais de alto gabarito e, por sua aproximação, garimpar novas possibilidades profissionais para estes possíveis clientes.
Como mostrado, os termos podem até, a princípio, causar alguma confusão. Porém, ao analisarmos melhor o que realmente cada um faz, vemos que existem diferenças (e elas são grandes).

Não se engane mais.

Até a próxima.



Fontes:

http://abrhba.org.br/eventos_material/forum-de-coaching-download_77.pdf