Erros mínimos, problemas máximos: cuidados ao redigir seu currículo.

Certa vez um grande professor que tive me disse que “profissionais realmente bons não cometem erros de português.“. Em um primeiro momento, dentro da minha inexperiência de aluno de faculdade, achei aquilo um pouco radical. Porém, o tempo e a experiência me disseram que ele estava completamente certo. Obrigado, mestre.

Erros simples, no dia a dia de trabalho, podem até ser aceitos e, até certo ponto, são normais dada a correria. Porém, na hora de construir seu currículo, segundo uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half, “apenas dois erros de digitação no currículo são suficientes para desconsiderar um candidato em um processo seletivo”.

Neste pesquisa,  46% dos executivos afirmaram que tomariam esta atitude. Já para 17%, a ocorrência de apenas um erro já justificaria a exclusão do candidato.

Esta baixa tolerância é reflexo da criticidade das posições. Quanto mais alto o cargo, maior o nível de exigência. Porém cargos operacionais e de baixo skill técnico, mesmo que administrativos, também requerem profissionais que saibam escrever corretamente.

A vitrine para sua capacidade de síntese de ideias e situações e sua capacidade de colocar isso no papel é diretamente refletida no seu currículo. Ele é o ponto de partida para a análise do seu perfil e, uma vez que esta análise esbarre em erros de português, você passa a perder pontos nessa corrida.

Desta forma, mantenha a atenção durante a produção de seus textos. Você poderá encontrar alguns bons modelos para servirem de base para seu currículo em nosso post “8 dicas para montar seu currículo e trabalhar em TI“. Também poderá refinar seu currículo com as dicas encontradas em “5 dicas essenciais para criar currículos que as pessoas vão realmente ler“.

Além das dicas acima, a grande dica é sempre prezar pela qualidade do seu currículo. Ele é o meio pelo qual os entrevistadores terão a primeira impressão a respeito do seu perfil profissional. E convenhamos: você não quer que esta primeira impressão seja ruim, não é verdade?

Seja esperto. Diferencie-se pela qualidade e ganhe pontos com relação aos concorrentes.


Fonte: