Tenha sucesso: 10 pessoas que não podem faltar na sua rede

Certamente há diversas maneiras de avançar na carreira profissional. Antigamente o caminho natural e considerado correto pela sociedade era: você entra na empresa, trabalha lá sua vida inteira e, dentro desse trabalho, vai subindo os degraus do sucesso de acordo com o seu rendimento e a disponibilidade de vagas internas. Mais recentemente esse conceito mudou. A gestão da carreira do trabalhador passou do domínio da empresa para o domínio do próprio trabalhador. Agora é comum os profissionais transitarem entre empresas e cargos a cada 2 a 5 anos. Este trânsito pode ocorrer até mesmo dentro de uma grande empresa, onde existem inúmeros departamentos e, você, alavancando sua carreira, toma posse de posições distintas em uma mesma companhia.

No meu caso, eu mudo de cargo/função a cada 2 anos, em média. No começo da minha carreira, como analista de TI, eu troquei de empresa  (buscando por melhor posicionamento profissional). Porém, estou na mesma empresa a 8 anos e, mantida a média, mudo de cargo a cada 2 anos com relativo sucesso e satisfação pessoal.

Durante minha busca por evolução na carreira notei que duas coisas são essenciais: o networking e o marketing pessoal. Porém, eu um tímido convicto e minha capacidade de fazer networking e marketing pessoal era péssima. Se eu tivesse utilizado melhor o networking que tenho e feito meu marketing pessoal corretamente, hoje eu poderia estar em um cargo melhor. Porém, estou satisfeito com o andamento da minha carreira. Se você não sabe fazer networking, leia o artigo “Introvertido? 8 passos simples para você fazer networking“. Nele você terá algumas dicas muito boas para começar a trabalhar seu lado social. Já se o seu problema é como direcionar seu marketing pessoal, leia as dicas do artigo “6 maneiras de fazer seu marketing pessoal de forma elegante e eficiente“. Com estas ferramentas você começará a ter domínio da sua situação e poderá utilizá-las de forma correta para que sua ascenção seja a melhor possível.

Após aprender a fazer o meu marketing pessoal corretamente e a  trabalhar com meu networking, percebi que algumas pessoas são essenciais em nossa rede de relacionamentos. Estas pessoas poderão te auxiliar durante o desenvolvimento do seu trabalho na sua empresa atual ou mesmo durante seu período de recolocação. Vejam a lista de profissionais e vejam se vocês também tem os seus:

  • Coach de Carreira: Eu tenho. E é excepcional. Se chama Patricia Rocha. Bendito o dia em que eu decidi fazer meu coaching profissional. O processo mudou minha vida, minha carreira e a minha forma de encarar muitas coisas. O Coach vai te orientar a respeito das ações futuras que você deverá tomar para ter seus objetivos e metas atingidos. Faça coaching.
  • Assessor Financeiro: Conheça alguém que sabe lidar com dinheiro e tem tempo e paciência para explicar a você as coisas que você não sabe é fundamental. Saiba lidar com o seu dinheiro e você será uma pessoa tranquila no futuro.
  • Autor/Blogger: Pessoas que submetem suas ideias e textos ao crivo do público também são interessantes. Ao se submeter ao público, esta pessoa pode te ensinar como lidar com críticas justas ou não. Estas pessoas normalmente conseguem ver o lado construtivo das coisas e, de certa forma, aproveitam as situações adversas para a criação de novas oportunidades e para reflexões.
  • CEO ou VP de uma grande empresa: Este contato é extremamente importante. Uma pessoa deste nível poderá, além de oferecer a possibilidade de aumentar seu networking de forma interessante, poderá lhe passar uma visão empresarial a respeito de grandes companhias e como navegar por elas. Busque este tipo de networking. Ele só tem a agregar.
  • Empreendedor: Busque uma pessoa que tenha iniciado um negócio do zero e ainda trabalha nele. Estas pessoas servirão como exemplo de motivação, determinação, disciplina e foco. Suas opiniões são sempre bem vindas.
  • Empreendedor de sucesso: O mesmo que o mostrado acima, porém, que tenha uma empresa de sucesso. Esta pessoa te dará dicas valiosas sobre como enfrentar o mercado de trabalho e como se dar bem nele.
  • Quem não tem um trabalho usual: Pessoas que ganham a vida viajando ou mesmo que possuem um trabalho pouco usual. Elas te passarão experiências incríveis a respeito de como lidar com dinheiro e como ter lucro no final do mês sem ser por meio de um salário usual.
  • Esposa: Alguém que está ao seu lado sempre. Seu apoio no momento da decisão complexa e difícil. Eu tenho a minha e tenho sorte por tê-la encontrado. Silvia, eu te amo! 🙂
  • Pessoa tecnicamente versátil (vulgo Nerd): Alguém que possa te orientar a respeito de novas tecnologias, soluções e meios de ganhar tempo e dinheiro com as novidades. Não estamos falando aqui de uma pessoa para quem você pergunta se ele pode arrumar seu computador. Estamos falando de uma pessoa que possa que possa te dar a dica de que ferramenta utilizar para chegar da melhor forma possível aos seus clientes ou ao seu público alvo por meio de redes sociais.
  • O super conectado: Alguém que conheça muita gente e possa te colocar em contato com pessoas interessantes. Ele será a cola que unirá as pontas da sua rede profissional de contatos. Cuide bem desta pessoa.
Como visto, temos uma vasta gama de pessoas que devemos ter próximas a nós. Estas pessoas poderão lhe ajudar a acelerar sua carreira e fazer com que você atinja seus objetivos da forma mais rápida e honesta possível.

Selecione seus eleitos e mãos à obra. Paciência, foco e disciplina. Plante o certo e colha o melhor.

Até a próxima.


Fonte: 

https://www.linkedin.com/today/post/article/20140826124159-9522584-the-ten-people-you-need-in-your-network-to-accelerate-your-career?trk=tod-home-art-list-large_0