5 dicas essenciais para criar currículos que as pessoas vão realmente ler

Sejamos sinceros: escrever currículo é chato. Elencar todos as nossas conquistas realizada durante nossa vida corporativa de uma forma que seja interessante aos olhos dos empregadores é uma tarefa complexa que demanda além de paciência um alto grau de capacidade de síntese.

Normalmente o que é feito? Sendo breve: As pessoas recorrem ao Google, pegam um modelo qualquer e o preenchem. Ou então copiam todo o texto dos seus perfis no LinkedIn e o colam no arquivo de texto. Concordam que faltou qualidade? O lugar comum, na hora de preparar o seu currículo, pode fazer com que suas capacidades não sejam realmente destacadas e você nem passe perto de ser convocado para a entrevista desejada.
O que fazer então? Seguem algumas dicas importantes:

1 – Formatação

É comum o candidato pecar em alguns fatores estéticos do seu currículo. Itens como texto justificado, espaçamento ideal, tamanho da letra, fonte utilizada são menosprezados pelas pessoas. Isso faz com que o entrevistador não se sinta a vontade na análise do seu currículo.
Você pode argumentar que isso é frescura. Bom, cada um tem uma opinião. Mas o currículo não deixa de ser um texto formal e, como tal, deve seguir padrões de escrita. O especialista Renato Grinberg (autor do livro “O instinto do sucesso”) dá algumas dicas boas na hora de formatar seu currículo:
  • Fonte: Utilize fontes como Arial ou Times New Roman
  • Cor: Preto.
  • Texto: Justificado
  • Tamanho: No máximo duas páginas.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 ou 2.

2 – Uso de jargões e siglas

As pessoas querem diferenciar seus currículos na intenção de chamar a atenção do empregador. Para isso utilizam jargões ou siglas incompreensíveis na tentativa de passar mais informação ou mostrar que conhecem muito determinados temas.
Como normalmente a primeira pessoa a analisar seu currículo não será alguém especificamente da área onde a vaga está sendo ofertada, procure ser simples nas descrições. Para ter certeza que seu currículo está legível, peça a um amigo (de fora da sua área de trabalho) que leia e te diga se ele entendeu ou não. Esse já será um bom parâmetro.

3 – Não apresentação de resultados

Outro fator importante que é normalmente esquecido pelos candidatos (ou é desprezado), são as conquistas nos empregos anteriores. De forma resumida indique ao empregador quais foram suas conquistas nos seus trabalhos antigos: “75% de aumento na renda do produto…”, “projetos implantados dentro do prazo, escopo e orçamento em 95% do planejado.”, “Economia de 50% de tempo nos processos manuais e de 32% no orçamento para as áreas envolvidas”.
Todos os avaliadores gostam de ver rapidamente os resultados dos candidatos e o que eles podem trazer de experiência e valor às suas empresas. Portanto, foco no resultado. Veja mais detalhes na apresentação dos seus resultados no item abaixo.

4 – Descrição de Perfil ou Experiência Profissional

A descrição da experiência profissional é realmente muito importante.  É o local do seu currículo onde você vende a sua ‘marca profissional’. Nesta parte do seu currículo utilize dois ou três parágrafos para passar um resumo das suas conquistas alcançadas durante a sua carreira.
Esta é a seção do seu currículo que os avaliadores e empregadores vão em primeiro lugar ao começar a análise do seu perfil. Eles iniciam a leitura pela sua experiência pois é onde eles podem, rapidamente, entender o seu histórico profissional de forma completa, conectando sua passagem nos empregos anteriores com as suas conquistas.
Articule o texto de forma correta. Ao invés de fazer suposições, conte a sua história de forma sucinta e séria. Liste suas conquistas e suas experiências de trabalho. A descrição profissional bem estruturada, escrita de forma clara e racional (com lógica) contará a sua história aos avaliadores da melhor forma possível. A ideia principal é apresentar não só como você é bom, mas, também, o que você fez de bom com toda a sua capacidade.
Outra boa dica é utilizar palavras chave a respeito do seu conhecimento. Isso facilitará a busca do seu currículo por meio de ferramentas de busca de sites de empregos como apinfo.com, vagas.com, Catho, etc.
Ser inteligente é conseguir expressar suas capacidades de forma sucinta para leitores humanos e de forma prática para buscadores automáticos.

5 – Histórico Profissional

Aqui também tente não se alongar. Caso isso aconteça é provável que você ultrapasse o limite de 2 páginas para a confecção do seu currículo. Lembre-se de que seu histórico conta, com maior detalhes, o que você escreveu na experiência profissional. Fique atento a isso.
Caso você já conheça estas dicas (o que pode ser provável pois somos pessoas inteligentes e antenadas) e mesmo assim você não venha tendo sucesso em suas entrevistas, o problema pode não ser sua experiência ou mesmo suas conquistas profissionais nos empregos anteriores. A razão destas falhas temporárias pode ser somente a falta de confiança.
É um ciclo vicioso. Se você tenta algumas vezes ser contratado e não consegue, é natural que sua confiança em si mesmo caia. Não se deixe enganar nem caia nesta armadilha psicológica. Quanto mais tempo você fica sem emprego, maior será a sua preocupação quanto aos seus gaps profissionais e sua capacidade de desempenhar bem em entrevistas. Porém isso é um engano. Na realidade você sofre apenas de falta de confiança.
Para manter a confiança em alta, treine. Treine muito. Treine para a entrevista com o RH. Treine para a entrevista com o gestor da vaga desejada. Relembre seus conhecimentos técnicos. Mantenha o foco. Nada melhor para aumentar suas chances do que respostas certeiras e sem nervosismo. Para orientar seu treinamento, recomendamos a leitura do artigo “Entrevista de emprego? Siga estes passos, treine e tenha sucesso.“.
E por fim, mantenha sempre a calma e a confiança. A competência será certamente brindada pela chance certa na hora certa.