Redes Sociais: cuidado com seus posts. Eles podem (e serão) usados contra você na hora da entrevista.

Existem pessoas que não se comportam como deviam nas redes sociais e acreditam que suas opiniões, fotos, tweets, posts, comentários e likes não serão utilizados contra ou a favor deles em processos seletivos. Como diria o cumpadre Washington: “Sabe de naaada inocente.”.Uma vez na rede, a informação se torna pública. Portanto, legalmente sua opinião não é mais sua, mas de todos. E não é invasão de privacidade alguém querer saber o que você pensa a respeito de algum tema em alta, ou mesmo o que você pensa sobre a empresa ou os produtos tanto de onde você trabalha quando para onde você quer trabalhar. Fique atento.

Em 2012 a revista Time já anunciava em uma de suas colunas online que 92% dos empregadores utilizam sim as redes sociais (ou se planejavam para isso) para apoiar a empresa nos processos de recrutamento. Segundo uma reportagem do Estadão, existem empresas especializadas em levantar o histórico de candidatos nas redes sociais. Um dossiê com os últimos (pasmem) 7 anos de interações nas redes é levantado para análise de perfil às vagas requisitadas. Ficou com medo? Pois é pra ficar. 7 anos é uma eternidade quando não nos lembramos nem o que postamos ontem.

Portanto, fique atento às 3 razões para manter suas redes sociais saudáveis disponibilizadas pelo site da Exame:

1 – Os recrutadores vasculham a sua rede social

De que adianta manter um perfil no LinkedIn perfeito sendo que as demais redes sociais não o são? 90% dos recrutadores pesquisam dados no LinkedIn, porém, eles também fazem buscas nas demais redes. Não seja inocente. O que você pensa conta muito ao seu favor, ou contra você.

2 – Publicações inadequadas certamente te deixarão fora da seleção

Segundo a Exame, mais da metade dos entrevistadores consultados afirmou que já excluíram profissionais de processos seletivos por conta do que foi encontrado dele (e a respeito dele) nas redes sociais.Fotos com nudez, ofensas, críticas depreciativa ao atual (ou último empregador), a produtos que podem se relacionar à empresa dos recrutadores, extremismo ideológico, sarcasmo são aspectos que não agregam ao seu perfil profissional nem pessoal. Se você se encaixa em pessoas que tem afinidade com estas ideias, repense seus valores. O mundo é melhor do que você imagina.

3 – O outro lado

Da mesma forma que atitudes inadequadas podem te tirar as chances de um emprego novo, atitudes adequadas podem te colocar em vantagem competitiva. Investir na sua imagem online pode (e deve) ser feito.A pesquisa da revista Exame informou que 2/3 (dois terços) dos entrevistadores já foram influenciados positivamente pelo que encontraram nas redes sociais.

Isso deixa claro uma coisa: Aos radicais, mais calma e paz. Aos que gostam de fotos e filmes picantes/violentos, atenção. Aos que aproveitam a rede social como ferramenta de relacionamento apenas, foco. Suas ideias e interações nunca foram tão importantes, corporativamente falando.

Seja esperto. Ponto pra você!

Curta: fb.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH | Visite: rodrigopace.com.br

Fontes: