4 coisas que os candidatos de sucesso sabem sobre entrevistas e você não

Já estamos cansados de saber que, em uma entrevista, não devemos nos portar mal, devemos nos vestir bem, manter a calma, ser firme nas respostas e tentar não ficar nervoso. Essas atitudes já não trazem mais diferencial entre os candidatos a vagas de emprego.

Então, como conseguir essa diferenciação uma vez que todos estão preparados e agindo da melhor forma possível durante uma entrevista?

Existem algumas coisas que, unindo os fatores acima com uma boa dose de sensibilidade, pode fazer com que você perceba os detalhes escondidos da entrevista que farão com que você ganhe a preferência do seu entrevistador. Dê uma lida e reflita.

1 – O entrevistador não é um carrasco. Ele é uma pessoa como você.

É normal ficar ansioso em entrevistas. Já realizei treinamentos com pessoas que orientei onde simulamos a entrevista em si. Apesar de ser apenas uma simulação, todos os candidatos ficaram ansiosos, com voz trêmula, intimidados com as perguntas que fiz e com a respiração ofegante. É natural que isso aconteça, pois, olhando pelo lado do candidato, é a chance que ele tem de conseguir o que quer e de mostrar seu valor.

Isso também acontece porque os candidatos normalmente não se preparam para as entrevistas e não vivenciam a experiência da conversa com o entrevistador durante sua preparação para a concorrência ao novo cargo. Assim, a falta de confiança vem à tona bem no momento derradeiro: a entrevista.

Durante sua preparação, lembre-se que o entrevistador é uma pessoa como você que está ali fazendo o seu trabalho. Ele também pode estar nervoso, inseguro e em uma situação de stress.

Compreenda isso e você certamente manterá a calma durante as suas entrevistas e ganhará pontos na sua diferenciação com relação aos demais candidatos.

2 – O entrevistador tem os mesmos objetivos que você

Olhe pelo seu lado: Você está tirando uma parte do seu dia para ir à entrevista, na esperança de que você se saia bem e seja o escolhido para a vaga pretendida. E que o processo de contratação termine logo. Certo? Certo.

Agora, olhe pelo lado do entrevistador: Ele está tirando uma parte do seu dia para ir à entrevista, na esperança de que você seja o candidato perfeito para a vaga pretendida. E que o processo de contratação termine logo.

Ou seja, vocês tem objetivos em comum. Venda-se com essa ideia na cabeça: Você é o produto desejado. Treine para a entrevista. Recomendamos a leitura do post “Entrevista de emprego? Siga estes passos, treine e tenha sucesso.” para orientar seu treinamento.

3 – Fique atento aos jogos psicológicos

Durante as sessões de treinamento para entrevistas que faço, tento pensar como um entrevistador e isso inclui realizar alguns jogos psicológicos para ver a reação do entrevistado.

Isso é feito porque é natural que os entrevistadores testem as suas reações diante de perguntas chave. Sua postura, exatidão e prontidão da resposta contam muito nesse momento. Se corresponder às expectativas do avaliador, ponto para você.

Já participei de entrevistas duras onde o entrevistador me fazia questões diversas que fugiam do que eu imaginava que seria perguntado (minha experiência, conquistas, fatos relevantes da carreira). Com isso ele me avaliou em situações chave que diriam a ele como eu reagiria em caso de situações surpresa. Como eu estava preparado, mantive a calma e o raciocínio lógico funcionando e me mantive tranquilo. Dei as respostas esperadas e passei para a próxima fase da entrevista. Minha experiência no cargo não foi questionada em nenhum momento. É engraçado os caminhos diversos que uma entrevista pode te levar.

Fique atento aos jogos psicológicos e se prepare para eles. Isso pode te render bons frutos.

4 – Seu entrevistador quer que você quebre algumas regras

Como dito no artigo “Entrevista de emprego? Siga estes passos, treine e tenha sucesso.“, abra um bom canal de comunicação com o entrevistador. Seja amistoso e não faça da entrevista um monólogo a respeito da sua vida profissional.

Mostre ao seu entrevistador que você está pronto para o cargo ofertado e como você trará resultados para a empresa caso ela te contrate. Relacione a demanda que o cargo pretendido oferece com as conquistas da sua carreira e como você, com a sua experiência, trará resultados a todos. Diga que “..isso me dará a chance de melhorar o produto X…” ou “… com essa experiência que tenho, poderei trabalhar na melhoria do processo Y e economizar ZZZ de tempo e dinheiro para a empresa.”.

Busque informações sobre a empresa em redes sociais e no próprio site da empresa. Leia como é a cultura da empresa e veja como você se encaixa nela (e diga isso na entrevista). Veja os produtos e clientes dessa empresa e estude-os para a entrevista. Assim você poderá relacioná-los com a sua experiência prévia.

Deixe o entrevistador intrigado e querendo saber mais sobre você. Assim sua entrevista não será monótona e você, por fim, terá transformado essa parte tão complicada da busca para um novo emprego em um bate papo bacana e fácil de ser levado.

Prepare-se para ser contratado.