Você e a sua briga para conseguir se certificar. Faça isso em 5 passos.

CCNP, CISSP, CCIE, PMP, CCNA, JNCIA,.. a lista é interminável e os conteúdos idem. Só para o CISSP os livros texto possuem mais de 1100 páginas cada (e sim, a recomendação é estudar 2 no mínimo). PMP idem. As demais certificações não ficam atrás nem em volume de informação nem em complexidade dos temas. Além disso, as provas são desgastantes e longas: PMP: 4h; CISSP: 6h; CCIE: 4 provas de algumas horas cada, etc.
 
Estar preparado para uma certificação dessas demanda foco, disciplina e um bom tempo de estudo. Então, para conseguir esse diferencial no seu currículo, prepare-se utilizando os cinco passos abaixo:

1 – Defina sua carreira: Que certificações você realmente quer?

Um profissional de TI deve orientar sua carreira para um foco principal. Alguém com certificações em redes, segurança, sistemas operacionais, projetos, processos, etc ou tem tempo demais de sobra ou não tem foco algum. É melhor (e mais confiável) um profissional de segurança da informação ser certificado como especialista em segurança e alguma outra coisa fora do que ter certificados medianos em diversas áreas não correlatas.
 
Então, decida-se e mire um alvo só.

2 – Programe-se: Um plano de estudos é essencial. Marcar a prova é fundamental.

Um bom programa de estudos é essencial (falamos disso em nosso post “Guia prático para certificação  PMP e CISSP”).
 
O educador americano Edgar Dale identificou que de acordo com a forma pelas quais as pessoas estudam, elas tem uma porcentagem diferente de aprendizado. Ele criou, então, o cone da experiência:
 
cone_da_experiencia
 
Por meio do cone da experiência podemos ver que quanto mais você se envolve nos estudos, mais fixação do conteúdo você tem.

3 – Tenha disciplina, foco e persistência

Essencialmente, sem disciplina, foco e persistência você não chega a lugar algum. Porque isso seria diferente com as certificações? É comum encontrar profissionais que se dizem “estudando”. Livros e livros sobre a mesa e nenhum foco ou disciplina. A desculpa é sempre a mesma: “não tenho tempo”, “não consigo”.
 
Realmente. Com esse tipo de justificativa essas pessoas serão sempre profissionais médios ou medíocres. Aposto que sobra tempo para o futebol, a cerveja, o churrasco. Disciplina é algo que gente séria tem e costuma usar. Use a sua ou deixe o caminho livre para quem quer passar.

4 – Treine, Treine, Treine.

Passado o trauma de escolher o seu ‘certification path‘ e de afinar sua disciplina, foco e persistência, é chegada a hora de começar seus treinos. Seja fiel a eles e não desista nunca.
 
Uma dica para manter sua fidelidade é: ao escolher qual certificação realizar, se proponha um prazo para estudos e antes de começar, já agende a prova. Normalmente as provas são pagas em dólar e, até onde eu sei, é difícil que custem menos de US$150,00. Não há melhor motivador do que a possibilidade de se perder quase R$400,00 por mera preguiça ou falta de disciplina.
 
No meu caso, eu agendei a prova do PMP assim que terminei meu plano de estudos. Isso me fez estudar incansavelmente segundo o plano até a data da prova. Ao final, sucesso: certificado na mão.
 
Seja inteligente e utilize seu plano de estudos ao seu favor. Ele fará você estudar cada vez melhor.

5 – Faça a prova e seja aprovado!

Após estudar pelo prazo programado, a data da prova chegará e você estará preparado. Nada melhor do que enfrentar uma prova estando bem preparado. Faça a sua parte e evolua na sua carreira. Isso só depende de você.
 
Foco, força, resistência e disciplina. Esse é o caminho dourado das certificações e da evolução. Não se deixe prender pela sua própria inércia. Faça diferente e seja melhor.