Gestor bom é gestor treinado. Motive sua equipe do jeito certo.

Oi pessoal! Hoje o foco é nos gestores.
No mercado de trabalho, especialmente no de TI (onde os níveis de stress são mais altos do que a média), é comum encontrarmos não só profissionais, como, também, equipes inteiras desmotivadas e rendendo menos do que poderiam e deveriam. É papel do gestor colocar todo mundo pra dançar e pilotar o time no sentido do rendimento ótimo.
Gestor também sofre. Muitas vezes o motivo da falta de rendimento da equipe é o próprio método de gestão empregado (porém vamos falar desse tema em outro post). Por outro lado existem, também, gestores  preocupados, conscientes, bacanas e bons de se trabalhar. Então, o que se passa? Como fazer a equipe voltar a render o que rendeu ou render como deveria?
Normalmente, diversos sites e diversos profissionais de RH vão no lugar comum e dizem: “dê feedback”, “acompanhe de perto”, “trace metas”, “dê broncas”, “demita”. Porém, mesmo fazendo isso, você perceberá (ou no pior caso: já percebeu) que essas atitudes não surtiram tanto efeito assim, se é que surtiram efeito. E agora?
Bom, agora você precisa dar um passo adiante e ser um gestor profissional. Um gestor que compreende sua equipe como um corpo formado por pessoas diferentes e que cada uma delas deve ser estudada, analisada, refletida e encaixada nas funções pelas quais ela tem mais paixão. Veja algumas dicas de ferramentas para fazer isso:

1 – Gestor Coach (Líder Coach)

Existem treinamentos voltados a gestores que trabalham seu desenvolvimento como gestor coach. Por meio destes treinamentos os gestores passarão a entender como funcionam os seus colaboradores de uma forma psicológica e embasada. Aprenderá que cada pessoa reage de forma diferente das demais e que, por exemplo, o feedback dado para um colaborador será completamente diferente dos demais. Para um colaborador você será amigo. Para outro, você cobrará mais fortemente.
Isso fará com que você se aproxime de seus colaboradores, aparecendo não apenas como ‘chefe’, mas sim como conselheiro. Seu valor aumentará para sua equipe e todos estarão mais abertos aos seus conselhos. Com isso todos passarão a te respeitar mais.
A contrapartida para o time é que, ao serem melhor entendidos, os colaboradores passarão a trabalhar mais satisfeitos. Por consequência, o time renderá mais.

2 – Método Quantum

O método Quantum é um teste científico baseado em 10 anos de estudos com profissionais das mais diversas áreas (psicologia, psiquiatria, medicina, RH, etc) em 21 países. Ou seja, grandemente fundamentado em sólidas bases científicas.
Sua aplicação é extremamente simples e seu resultado é uma avaliação de Tendência Comportamental (TC) das emoções primárias neurológicas da pessoa avaliada. O resultado é apresentado por mapas que devem ser interpretados por pessoas treinadas em Análise Quântica.
Por meio dos seus resultados (mapas) é possível, por exemplo, conhecer o grau de flexibilidade do profissional analisado em quatro fatores ACER: Ação, Comunicação, Estabilidade e Referenciais/Regras. Estes mapas são apresentados em três contextos:
  • Natureza Self: Trata da pessoa analisada perante seus 4 fatores ACER, de forma pessoal.
  • Contexto Profissional: Trata a pessoa analisada e seus fatores ACER mediante seu contexto profissional.
  • Integração: Trata a pessoa analisada vista de forma integrada ao seu ambiente de trabalho.
O resultado da análise dos mapas trará, por exemplo, se o colaborador está estressado, se você como gestor poderá exigir mais dele ou não. Você conseguirá mapear se o seu colaborador está a ponto de ficar doente ou não por conta da forma como ele trabalha. Poderá ver se ele gosta ou não do que faz. Se ele é melhor comunicador ou realizador. Se você poderá cobrá-lo da forma X ou Y.Por fim, é uma ferramenta poderosíssima.

3 – Eneagrama de Personalidade

Este sistema descreve a pessoa analisada segundo nove padrões pré-estabelecidos. Os nove padrões do eneagrama são:
    • Tipo 1: Perfeccionista, Reformista
    • Tipo 2: Prestativo, Manipulador
    • Tipo 3: Bem sucedido, competitivo
    • Tipo 4: Individualista, romântico
    • Tipo 5: Observador, pensador
    • Tipo 6: Questionador
    • Tipo 7: Sonhador, impulsivo
    • Tipo 8: Confrontador, líder
    • Tipo 9: Pacifista, preservacionista
Cada pessoa possui um tipo base e um pouco de outros. Então, uma boa análise do eneagrama pode ser útil para mapear o perfil de cada pessoa do seu time. Existem muitos livros bons que tratam sobre o eneagrama.

O bom gestor

É meu amigo. Ser gestor demanda muito estudo. Bom gestor é gestor treinado.

Aquele velho paradigma de que um analista bom será um bom gestor é completamente errado e não passa de efeito halo. Gestor demanda perfil assim como trabalhar com Banco de Dados, por exemplo. Porém isso pode ser desenvolvido e se você tiver boa vontade, se preparar e utilizar seus novos conhecimentos na gestão da sua equipe, tenha certeza que você será um gestor melhor do que muitos que existem por aí no mercado.

Um processo de coaching com um profissional experiente também é de grande valia no seu processo de aprendizado.

Seu papel é conhecer as ferramentas disponíveis ao seu favor, estudar e utilizá-las. A qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores é responsabilidade sua. Não corra dela. Assuma sua posição e guie seu time para o sucesso.

Foco!

Curta: facebook.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH