Entrevista de emprego? Siga estes passos, treine e tenha sucesso.

Oi pessoal.

Em qualquer processo de venda existem sempre duas partes envolvidas: A compradora (no nosso caso, quem está contratando) e a vendedora (sim… você).

Um processo seletivo para qualquer vaga disponível no mercado, no final, não passa de um processo de compra e vendas, onde o comprador (empresa) busca o melhor negócio possível (melhor profissional pela oferta em dinheiro que eles tem a oferecer). Os concorrentes neste mercado? Fácil: os outros candidatos, engravatados ou não. São mercadorias em oferta assim como você, oferecendo sua mão de obra e dizendo ao entrevistador o quanto bom eles são.

Bom. Como ganhar essa negociação? Como convencer o comprador que vocé é ‘o cara’? Simples: Se prepare. Muito. Quem estiver melhor preparado (e não digo tecnicamente), levará a melhor.

Um processo de contratação é um show business a parte. Porque, além de realmente ser bom no que você faz, você tem que ser bom em se vender. Pois, caso haja alguém tecnicamente melhor do que você na entrevista, mas essa pessoa não souber se vender, ela perde. E você? Ganha, claro. A preparação é a alma do negócio.

Agora a pergunta: Ok. Sou um técnico muito bom no que faço. Meu forte não é a empatia e sim meu cérebro e meus conhecimentos. Como eu me vendo?

Resposta: Parece difícil. E é. Demanda treino, paciência e uma dose de força de vontade e disciplina.

Eu também sou técnico e tive que aprender. Ou seja, jeito tem. Encare da seguinte forma: você, até hoje, aprendeu diversos conceitos técnicos, configurações, etc. Qual seria a dificuldade em aprender a se vender? Dá trabalho mas funciona. Basta seguir alguns passos descritos abaixo.

Para a entrevista, treine e retreine várias vezes os passos abaixo até que eles fiquem naturais em você:

  1. 1) Ninguém gosta de cara fechada (aposto que nem você): Sorrisão honesto no rosto sempre. Se apresente bem humorado. Não consegue? Treine. Eu não contrataria um mal humorado. Ele só iria trazer o mal humor dele para dentro da minha equipe. Você contrataria alguém assim?
  2. 2) Vista-se de acordo: Regra básica. Se não souber como se vestir, entre em contato com o entrevistador e pergunte sobre o dress code. Esse contato já faz parte do processo seletivo e vai demonstrar que você se interessa realmente. Veja um post interessante a respeito no LinkedIn.
  3. 3) Seja sociável: Tente conversar com o entrevistador mesmo antes da entrevista. Bater um papo é sempre bom e relaxa. Esse papo abre um canal de comunicação por onde fluirá melhor a entrevista. O entrevistador não está armado, não quer te matar nem quer o seu mal.
  4. 4) No momento certo, o palco é de vocês (e não só seu): Quando você for falar com o entrevistador, fale em tom de bate papo. O canal aberto pelo item 3 acima te trará tranquilidade porque você já iniciou uma conversa agradável antes. A entrevista não pode ser um monólogo seu. Lembre-se:
    • Você é um vendedor e deve ganhar seu cliente conversando.
    • Monólogo é chato e cansativo. Coloque-se no lugar do entrevistador.
  1. 5) Tem tremedeiras, fica ansioso e suando? Como se controlar? Complicada essa parte. Todos passamos por isso. Como bom ansioso, já sofri muito com estes sintomas. Ao ponto de travar e perder uma boa chance de promoção. Como se controlar? Recomendo meditação. Não consegue? Antes da entrevista, procure tomar um chá calmante e ouça uma música. Respire fundo e preste atenção na sua respiração. Então, keep calm and relax.
  2. 6)Esqueça a concorrência: Ficar preocupado com os demais só atrapalha e nos dá ansiedade. Esqueça os caras. Foco em você.

Um Caso Real

Recentemente passei por um processo seletivo longo e doloroso. Foram 4 entrevistas sendo que três eram em inglês e uma em português e inglês. Fiz tudo isso que está escrito aí em cima. Mesmo assim, fiquei um pouco nervoso pois a chance era realmente ótima. Uma vaga para atender Brasil e América Latina como pré-vendas técnico de uma grande empresa multinacional. Resultado: não passei. Chamaram uma pessoa que já tinha mais experiência que eu e alguns atributos a mais. Porém, tive muitos retornos positivos e isso me encheu de coragem para as próximas que vierem e me ajudou a ver que o treinamento realmente funciona.

Como me preparei?

Segui os 6 passos acima e montei uma lista de perguntas e respostas para ficar ensaiando e treinando. É a teoria aplicada, meu amigo. Só me saí bem porque eu estava treinado tanto nas questões chave para o cargo de prevenda quanto no inglês. O nervosismo eu tive que engolir para parecer que estava tudo bem.. hehe. Ótima experiência. Só não terminou do jeito que eu queria, mas, sem problemas. Essa venda eu perdi, mas a próxima eu ganho. Keep trainning.

Questionário para treinamento

Ahh… para ajudar um pouco mais, seguem abaixo algumas perguntas interessantes que podem ser estudadas antes de alguma entrevista que você venha a fazer:

Cargo: Engenheiro de Pré-Vendas

  • Entrevistas: Em inglês
  • Questionário: DOWNLOAD

Cargo: Analista de Suporte, Operador, Service Desk, etc.

  • Entrevistas: Em Português
  • Questionário: DOWNLOAD
Nota Importante: As questões dos questionários, bem como suas respostas foram extraídas de diversos sites e referências sobre entrevistas de emprego disponíveis livremente na Internet e, em seguida, consolidadas neste material. O seu conteúdo serve apenas para exemplo e não reflete, em nenhuma hipótese, quaisquer situações reais de entrevistas ou ambientes de trabalho.
Curta: facebook.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH