Motivar as pessoas depende de suas personalidades

Para algumas pessoas, a velha imagem de uma cenoura presa na ponta de uma vara não é mais sinônimo de motivação. Um estudo da Universidade de Iowa denominado “The Theory of Purposeful Work Behavior: The Role of Personality, Higher-Order Goals, and Job Characteristics” sugere que se a personalidade de um funcionário não se encaixa às suas atribuições no trabalho, esta pessoa não será motivada por fatores externos, não importa qual seja este fator (dinheiro, bônus, melhores condições de trabalho, etc).

A noção de que um trabalho deve ser reconhecido pela pessoa como algo que traga satisfação e prazer está cada vez mais difundida no mercado. E isso, por sua vez, vem ditando os meios pelos quais as empresas tentam motivar seus colaboradores. A ideia de que trabalho deve trazer satisfação e emprego traz apenas rendimentos é uma constante.

Existem diversos profissionais que, por melhor que sejam seus ganhos, vivem estressados e reclamando de suas funções. Porém, há classes inteiras que historicamente não são reconhecidos financeiramente por seu trabalho, porém, seu nível de stress é menor, uma vez que fazem o que amam, como por exemplo, o Corpo de Bombeiros ou professores de dança.

É comum, no meu dia a dia, encontrar profissionais com um mesmo nível onde um está muito estressado e o outro está muito cansado. Cansaço se tira com uma boa noite de sono. Stress se cura somente mudando de vida. Não há noite bem dormida que elimine o seu stress.

Por isso, cada vez mais profissionais procuram a ajuda de Coaches, Mentors e Psicólogos para orientar suas carreiras no sentido de, verdadeiramente, enxergar algum valor no que fazem. Essa é uma decisão difícil de ser tomada, porém, com certeza, pode ser a salvação de muitos. Entender seu próprio funcionamento é parte importante para seu desenvolvimento humano. É o caminho para atingir seu máximo como profissional e como pessoa. Sua personalidade é sua maior aliada nesse momento, pois dela não há escapatória. Então, nada melhor do que se sintonizar pessoalmente e profissionalmente.

Imagine poder acordar e sentir a satisfação de estar fazendo a coisa certa. Que seu trabalho, na verdade é seu hobby. Fantástico!

Quanto antes as empresas prezarem isso, melhor será seu ambiente e melhores serão seus colaboradores. Quanto antes você encontrar seu caminho, mais feliz e completo será seu dia a dia. E essa felicidade, muitas vezes, não passa por um salário alto ou uma mesa grande em um escritório na Paulista.

Reflita: O que te motiva?

Curta: facebook.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH