4 dicas para falar melhor em público

Oi pessoal.

Como bom profissional de TI e bom tímido, sempre foi um desafio para mim realizar qualquer tipo de apresentação em público. Realmente complicado. Mãos frias, tremores, suor, frio na barriga. A lista de efeitos que uma apresentação me causava era grande. Porém, como em qualquer função, a minha, em TI, me demandava reuniões, apresentações em congressos e para equipes desde a época da faculdade.

Essas minhas reações sempre estavam entre mim e meu desenvolvimento profissional e pessoal. Digo pessoal porque, até entre amigos ou pessoas que eu acabava de conhecer, eu sofria ao ter que falar em público. Me dizia tímido a todos os que me perguntavam e evitava, a qualquer custo as situações que me colocavam neste ‘risco’.

Porém, como eu acredito já deve ter ocorrido com a maioria absoluta da gente, chega um momento que me você olha a situação e pensa: “É… não tem pra onde correr. Vou ter que me apresentar na reunião/congresso/festa… .”. Então, nessa hora, o que fazer? Como agir? Como pensar? Como falar? São tantos ‘como’ que nós nos perdemos. Mas calma. Tudo tem jeito.

Falar bem e sem desenvoltura pode ser treinado. Apesar do frio na barriga sempre estar presente, ele pode ser controlado. Pense que ele é apenas o seu novo ‘medo do escuro’. Segundo Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, “Falar bem em público é uma habilidade a ser desenvolvida e poucas pessoas nascem com esse dom. O mais importante é buscar aprender e, assim, cativar o público, seja ele seu chefe ou uma plateia de 200 pessoas”.

Portanto, vamos aos pontos. Anote aí:

1 – Prepare-se

Para falar sobre algo, antes de mais nada, conheça o tema profundamente. Assim, aquele medo de alguém fazer uma pergunta considerada ‘difícil’ fica menor, pois, como você está preparado, as perguntas serão respondidas naturalmente. Busque conteúdo na Internet, livros, artigos, amigos, chefes, especialistas, etc. Qualquer onte, desde que fiel, é fundamental.

Agora. As ocasiões e as pessoas as vezes (para não falar quase sempre), não se planejam. E a apresentação caiu do céu no seu colo. Sem preparo, o que fazer? Primeiramente, se você foi chamado a representar algo para uma audiência, isso já indica que você teve algum contato com o tema abordado. Essa fato já te garante mais preparo que a maioria. Reuniões emergenciais dificilmente envolvem pessoas preparadas e ávidas por informações mais complexas. Respire fundo, acalme-se e seja sincero aos seus conhecimentos. Se alguma pergunta extra e não conhecida for feita que você não conhecer a resposta, simplesmente diga que você não tem essa informação, que vai procurar se informar (e vá mesmo) e que retornará com a resposta assim que possível.

2 – Conheça o seu público

Procure conhecer, antecipadamente, o grau de conhecimento do seu público. Por exemplo: Se sou convocado para uma apresentação de implantação do meu projeto de TI para os diretores gerais da empresa. Só com esta informação sei que detalhes técnicos não serão o foco da reunião, mas sim, valores, ROI´s, informações estratégicas para a empresa, etc. Assim, poderei orientar tanto a criação da apresentação quanto o trato com o público. Já, por outro lado, se eu for requisitado, no mesmo projeto, para uma apresentação para um conjunto de analistas, técnicos e especialistas, sei que devo descer o máximo possível no nível técnico. Caso eu não tenha este conhecimento, leve alguém que possa te ajudar nisso. O ponto é nunca ficar sem cobertura.

3 – Assuma o controle da apresentação

Seja autêntico, porém cuidado: apresentações não são standup comedies. Já vi casos onde o apresentador tentou cativar o público com piadas que, no final, não deram o resultado que ele queria. É um risco. Cuidado.

Tente adequar a linguagem ao seu público. Feeling é bom nesse momento. Porém, a excelência vem com o treino.

O medo, durante a apresentação, é algo que vai ocorrer. Tente controlá-lo o máximo possível. O controle do medo passa pelo item 1 acima. Passa também por treinar sozinho as falas ou apresentar-se em situações mais calmas (para amigos próximos, por exemplo). Ao controlar seu medo você terá o controle da apresentação. Tenha certeza.

Para não perder a linha de raciocínio durante a apresentação, evite olhar para apenas uma pessoa da plateia. Olhe sempre para as pessoas, claro, porém, não fixe o olhar em uma só. Isso fará parecer que sua apresentação tem apenas um expectador importante. Olhe para todos e para ninguém. Olhe para a sua apresentação apenas para pegar tópicos rápidos.

Importante: Nunca leia um slide como se estivesse lendo um livro. Slides são apoios e não devem conter toda a informação a ser falada. Afinal, se fosse para você ler algo, esse algo poderia ser enviado por e-mail a todos sem a necessidade do encontro na reunião.

4 – Valorize suas qualidades

Identifique suas características como apresentador. Seu carisma, simpatia, raciocínio, lógica, argumentação, contra-argumentação e utilize as que mais se destacam ao seu favor. Produza um conteúdo para a apresentação onde você possa utilizar mais suas melhores características. Isso te ajudará a controlar seu medo durante a apresentação. “Descobrir seus pontos fortes e saber como usá-los em seu benefício é uma grande vantagem”, diz Villela.

E fique calmo. Até os mais experientes apresentadores ficam nervosos antes das apresentações. É só uma questão de costume.

Treine o máximo que puder. Foi assim que venci meu medo e é assim que você vai vencer o seu.

Foco.

Curta: facebook.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH